sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ainda Existe Existe Esperança



Os planos de Deus não são os nossos, não é verdade?
depois de ter capotado o carro, ter ganho as passagens de avião de uma família maravilhosa(família da Emyle), sentei-me ao lado do ex-prefeito de Imperatriz e dono da LILIANI, Ildon Marques. descobri nele uma pessoa amável, humilde e inteligente. respeita muito a IASD, e inclusive já esteve em nossa sede nos EUA, e visitou algumas igrejas na Europa.
aproveitamos pra deixar com ele um livro, testemunhar do amor de Cristo e deixar as portas da igreja e do coração abertos.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE...






Dia 22/12/10, um dia que ficará marcado em nossas memórias.
Sem explicação nenhuma, as despedidas. Dos irmãos, dos amigos, dos contatos no MSN...
Pela manhã, ás 9:32 a ligação que poderia ter sido a última para os pais.
A felicidade em estar indo ver a família, o bate papo gostoso com a esposa, tudo tranqüilo e feliz, até 12:38.
Numa curva fechada, encontramos uma carreta, e então tudo começou.
Um ano inteiro em um minuto, a vida por um fio.
Nessas horas se pensa em tudo, e ao mesmo tempo, em nada.
Ainda bem que a mão poderosa do Senhor estava ali. Se não fosse o Senhor, meu Deus, tudo estaria acabado.
Mas cá estamos nós, com vida e saúde pra testemunhar das maravilhas que Ele tem operado.
Obrigado Senhor, por proteger-nos. À minha esposa, ao meu bebê tão esperado, e até a nossa cachorinha.
Obrigado por ter me dado uma companheira tão forte, corajosa, madura e equilibrada. Ela é um refúgio pra mim.
Obrigado porque naqueles momentos tão difíceis, o Senhor nos deu calma e serenidade pra testemunhar do Seu amor.
Obrigado pelos teus servos, pastores. Eles nos apoiaram e nos deram ânimo quando mais precisávamos.
Obrigado pela família que temos no Parque Anhanguera. Foi emocionante ver que não estamos sozinhos.
E por último Senhor, salva aquele Senhor que prometeu ser um Adventista do Sétimo Dia.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

COMO DAVI, OU COMO MICHAEL JACKSON?

Michael Jackson foi um artista extraordinário. Voz inimitável, coreografias surpreendentes, canções marcantes, produções tecnicamente impecáveis. Além disso, apesar das polêmicas e controvérsias de sua vida fora dos palcos, não me lembro de que ele tenha misturado religião e passos do "moonwalk" (o famoso andar deslizando para trás).

O Raiz Coral, ligado à música gospel, venceu a semifinal do concurso "Qual é o Seu Talento?" (QST), do SBT. Nessa etapa do programa, o coral cantou e dançou uma música em que alguns trechos da letra dizem "Se o espírito de Deus habita em mim, eu danço como Davi/eu salto como Davi". A canção original diz "Eu canto como o rei Davi". Mas a dança apresentou os passos do "moonwalk".

O que o Raiz Coral queria dizer é: Se o espírito de Deus se move em mim, eu canto como Davi e danço como Michael Jackson?

A comparação é muito forte? Então, olha o que disse um dos jurados do programa, Carlos Eduardo Miranda com sua maneira particular de ser franco: "Se falar em termos cristãos, vocês beiraram a presepada. Coisa pra enganar os outros. Vocês vieram [na etapa anterior] com jeito mais sutil e agora "louquearam" [enlouqueceram] tudo. Ficaram gritando como vendedor de geladeira, de liquidificador... Não precisa disso. Deus chega mais maciozinho".

Outro jurado, Thomas Roth, discordou de Miranda e disse: "Faz isso quem pode. Não é pra qualquer um".

Já que a habilidade e a competência do Raiz Coral são inegáveis, a crítica do Miranda foi para a mistura musical e coreográfica de Davi com Michael Jackson. Talvez se o coral tivesse cantado e coreografado uma música secular, como fez o concorrente com a clássica "Yesterday", o jurado teria outra opinião.

Sem querer, os dois jurados representaram duas vozes dissonantes quando o assunto é música cristã. Miranda preocupou-se com as referências que podem vir junto com a música. Ele viu a música como um todo (música, letra, voz, gestos) e não como um mero acessório da performance.
Roth deu atenção às habilidades e competências para apresentar uma música.

Miranda achou que uma performance tem poder para diluir ou desarticular uma mensagem religiosa.
Roth entendeu que a mensagem deve ser observada à parte do talento para apresentá-la.

Alguns podem dizer, Ah, mas Davi dançou quando trouxe a arca de volta para Jerusalém! Sim, dançou. E tem gente que vai rebater, É, ele dançou mas sua mulher [Mical] o repreendeu! Viu como é fácil polarizar o debate? Começo respondendo que Davi dançou, mas sua esposa não o repreendeu porque ele estava imitando passos de um popstar sensacional. Até porque o conceito de popularidade não era esse nos tempos do antigo Israel.

Alguns comentaristas bíblicos dizem que Davi tirou suas roupas de líder real/militar/sacerdotal e se uniu ao povo como um simples adorador. De acordo com esse argumento, naquele momento ele estava dançando, mas não era um dançarino. Ele estava tendo uma atitude de adorador e não fazendo pose.

Não é possível atender completamente às expectativas e entendimentos da noção distinta que as pessoas têm do que é sagrado ou adequadamente cristão. Além disso, muita gente acha que certas críticas ao mundo gospel não trazem benefício algum ao evangelho. Mas o produtor musical Carlos Eduardo Miranda fez uma crítica direta, sem meias palavras. Faríamos bem em dar ouvidos ao clamor das pedras de vez em quando.

Por André Gonçalves

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

45 Pastores Evangélicos se convertem à mensagem Adventista.

Sua expectativa segue uma tendência de dois anos em que vários ministros de outras confissões protestantes nas exuberantes aldeias agrícolas do altiplano se converteram à Igreja Adventista. Os membros dessas igrejas que se uniram a eles poderiam obter acesso às escolas da denominação se os patrocinadores puderem ser encontrados. Logo, as famílias locais poderiam influenciar suas filhas de 12 e 13 anos de idade a estudarem, em vez de buscarem casamentos precoces, afirmaram dirigentes adventistas.
Embora tendo recursos limitados, a Igreja Adventista na seção sul da ilha de Mindanao tenta aumentar o apoio às novas congregações adventistas. Em todo o território da denominação da Missão Mindanao do Sul, 45 pastores se converteram nos últimos anos, alguns através do trabalho de missionários adventistas e obreiros bíblicos locais, bem como de ex-colegas e professores, que desde então se haviam convertido. A maioria diz que doutrinas da Igreja, como a observância do sábado do sétimo dia e a ênfase sobre a vida saudável, os convenceram a aceitar a fé adventista.
Muitos membros de suas congregações se converteram com eles -- quase todos em algumas congregações, cerca de metade em outras. Mais ainda poderão converter-se, dependendo da forma como vêem as intenções de sua nova denominação, dizem líderes da Igreja Adventista.
"Alguns aceitaram de imediato, outros levaram algum tempo, alguns estão esperando para ver se obterão benefícios ou se os missionários estão tentando obter benefícios sobre eles", disse Romulo Tuballes, diretor de comunicação da Missão de Mindanao do Sul, uma região que abriga cerca de 60.000 membros. Outros grupos religiosos anteriormente vieram à região de T'boli fazendo promessas de ajuda que nunca se materializaram, disse ele. "Nós não estamos fazendo grandes promessas", assegurou Tuballes.
Ainda assim, os dirigentes informaram às congregações aqui sobre a proposta de uma escola bíblica para pregadores leigos que estão determinados a iniciar no próximo mês. Contudo, os dirigentes apenas comentaram isso aos moradores depois que um patrocinador foi encontrado no início deste ano.
Na sua maioria os pastores aqui, bem como seus membros, são produtores de milho. A denominação não quer criar dependência, mas Tuballes diz que ele também espera ajudar os novos pastores e membros de maneiras mais práticas, tais como o fornecimento de algumas ferramentas básicas de agricultura.
"A esperança deles pode ficar mais forte ao saberem que alguém se preocupa com eles", disse Tuballes durante uma caminhada de 20 minutos descendo uma íngreme estrada de terra estreita de volta a seu veículo, numa manhã recente. Ele tinha acabado de visitar uma igreja com telhado de palha, pela terceira vez desde que seus quase 30 membros se tornaram adventistas em setembro.
A tendência dos ministros aceitarem a fé adventista também é percebida ao redor do lago Sebu, cerca de 30 quilômetros de distância. Um dia antes, vários ministros recém-convertidos ao adventismo reuniram-se para um programa de formação ministerial numa igreja no bairro. Um desses ministros era Arvin Dulay, que estabelecera 62 congregações numa iniciativa de implantação de igrejas chamada 'One Way Outreach'.
Dulay, de 35 anos, disse que seus amigos ficaram surpresos quando ele se tornou adventista, perguntando "por quê?" Ele contou que declarou-lhes que viu mais verdades bíblicas na Igreja Adventista, depois de ter sido visitado por um missionário e estudado posteriormente a Bíblia com um membro leigo local. Cinco outros ministros se tornaram adventistas juntamente com ele, informou.
Elizar L. Abas, um ex-pastor batista, tornou-se adventista em agosto. Há 20 anos tinha lido os livros escritos pela co-fundadora da Igreja Adventista, Ellen White, sobre a vida familiar e saúde. Ele é um dos vários novos ministros adventistas servindo na província vizinha de Cotabato do Norte.
A igreja de Lambuling era uma congregação pentecostal até se tornar uma igreja adventista, por influência de seu ministro recém-convertido. A maioria das igrejas nas encostas rurais da região de T'boli tem paredes feitas de palha de bambu.
O presidente da Missão, Roger Caderma, implementou uma meta de pelo menos um batismo por mês para cada um dos 46 pastores que trabalham para a missão. Os maiores aumentos recentes em membros, porém, são o resultado de anos de trabalho feito anteriormente com membros de outras congregações, seguindo o seu ministro para a fé adventista. "É incrível, estamos batizando aqui por igreja, não apenas individualmente", festejou Caderma.
Os filhos de muitos membros novos podem em breve ter a oportunidade de frequentar o colégio adventista Matatum View, na cidade de Tupi. O colégio tem seu nome derivado de uma montanha vizinha, que se destaca acima de campos circundantes de abacaxi e de palmeira. Várias centenas de alunos de cinco tribos frequentam a escola, e quase metade recebe ajuda econômica significativa mediante um programa de trabalho/estudo.
Naquela noite de sexta-feira durante um culto de pôr-de-sol no santuário do campus, uma caloura de 14 anos de idade chamada Mariby, sentou-se numa cadeira na plataforma do santuário por detrás de um grupo de canto. Ela disse que esperava um dia formar-se em Contabilidade. Sentada ao lado dela, uma estudante de 16 anos chamada Ernie disse que queria se tornar engenheira de comunicações eletrônicas.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

POPULAÇÃO BRASILEIRA É CONTRA ABORTO E UNIÃO HOMOSSEXUAL

(Por Matthew Cullinan Hoffman) - A população do Brasil rejeita de forma esmagadora a agenda homossexualista e abortista do partido do governo, de acordo com um recente estudo conduzido pela agência de pesquisas de opinião pública Vox Populi.

A pesquisa de opinião pública revelou que 82% dos brasileiros desejam manter o aborto como crime, e 72% são contra sua descriminalização. As diferenças religiosas só mudaram no último item de resultado marginalmente, com 75% dos evangélicos, 73% dos católicos e 69% das outras religiões se opondo à descriminalização.

Além disso, sessenta por cento dos brasileiros são contra a criação de "uniões civis" homossexuais, enquanto só 35% são a favor.

A pesquisa indica que os evangélicos do Brasil estão tendo mais sucesso do que os católicos em comunicar a condenação de suas igrejas às uniões homossexuais. Embora apenas 19% dos evangélicos tivessem apoiado tais uniões, 37% dos católicos praticantes as apoiaram.

Até mesmo uma maioria de brasileiros não religiosos, 56%, se opõe às "uniões civis" homossexuais de acordo com a pesquisa. Contudo, membros de religiões não cristãs, que geralmente estão ligados às religiões afro-brasileiras, têm a maior probabilidade de apoiar as uniões civis, com 59% a favor.

Os resultados são uma bofetada na cara do partido socialista governista PT e seus aliados no Congresso Nacional, os quais têm feito todo o possível para eliminar as penalidades criminais para o aborto e promover direitos especiais para os homossexuais. Livros, programas de televisão e outras formas de expressão que condenam a conduta homossexual estão sujeitos a multas e outras penalidades no Brasil, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem tentando aprovar uma lei para tornar crime a "homofobia".

Nas recentes eleições do Brasil, a presidenta eleita Dilma Rousseff foi forçada a fazer uma promessa escrita de não promover uma agenda abortista ou homossexualista se eleita, depois de ver seus números nas pesquisas de opinião pública caírem em face de críticas em massa às posições que ela havia declarado no passado sobre essas questões.

As estatísticas também minam a imagem do Brasil como uma sociedade sexualmente libertina, uma ideia popularizada pelos excessos das celebrações realizadas em suas grandes cidades no Carnaval, período imediatamente antes da estação de penitências da Quaresma. O Brasil tem também sido o local das maiores paradas homossexuais do mundo em anos recentes, as quais têm sido parcialmente financiadas e promovidas pelo governo federal.

Além dos resultados sobre o aborto e a homossexualidade, a pesquisa indicou que uma grande maioria dos brasileiros, 87%, também se opõe à descriminalização das drogas ilegais.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CRIANÇA AFIRMA TER IDO AO CÉU



Experiências de quase morte são controversas. Já foram analisadas e estudadas exaustivamente, sem que haja uma palavra final sobre o assunto. Para alguns não passa de alucinação, para outros é algo profundamente espiritual.

Nos últimos dias tem se debatido muito, nos Estados Unidos, a história de Colton Burpo. Quando este filho de um pastor metodista do Nebraska tinha quatro anos (em 2003), teve uma apendicite que foi diagnosticada errada. Assim que os médicos descobriram o que havia ocorrido, ele foi submetido a uma operação de emergência. Ele não resistiu, disseram os médicos, e ele foi dado como morto.

Deitado na cama de um hospital, o menino narra que pode ver sua alma subindo até o céu. Ele descreve que viu e ouviu o que seu pai orava e o que sua mãe fazia nos corredores do hospital. Chegando ao céu, encontrou seu bisavô e conversou com a irmã mais velha que nunca conheceu, pois sua mãe teve um aborto espontâneo, assuntos que ele desconhecia até então.

Ele narra que viu e conversou com Jesus, que andava em um cavalo que somente ele podia montar. Descreveu ainda uma visão de Deus “muito grande”, sentado em uma cadeira muito alta. Depois de algum tempo no céu, tendo visões que se assemelham em muitos aspectos ao que diz o livro de Apocalipse e conversar com personagens bíblicos como João Batista, o menino voltou à Terra.

Ele reviveu e relatou tudo que experimentou ao pai, Todd, que decidiu registrar em um livro chamado “Heaven is for real” [O Céu é de verdade], lançado pela Thomas Nelson. O livro tem o prefácio de Don Piper, que também escreveu uma obra narrando como foi sua experiência no céu e que endossa o testemunho de Colton.

Este não é o primeiro livro escrito por pessoas que alegam ter visitado o céu. O que chama atenção é o fato de ser narrado por uma criança de quatro anos de idade. Segundo seu pai, muitas das coisas que ele narra não seriam possíveis para ele conhecer. Desde a história da perda da irmã no ventre materno até detalhes sobre a visão celestial que corroboram com a narrativa do apóstolo João no livro de Apocalipse.

No início desta semana o menino e o pai foram entrevistado pela rede americana Fox, no programa Fox & Friends (vídeo abaixo). O que era para ser uma simples promoção de seu livro (qua acaba de ser lançado) se transformou quase imediatamente em uma controvérsia nacional. Centenas de sites e blogs reproduziram a entrevista, muitos elogiaram a emissora enquanto um outro grupo fazia pesadas críticas ao que consideram uma tentativa da direita cristã de impor sua agenda e usar o menino para isso. OS detalhes fornecidos pelo jovem Burpo de que todos são jovens no céu e que os olhos de Jesus são azuis criaram controvérsia também no meio religioso. O livro já tinha passado das 100.000 cópias vendidas antes de toda essa exposição de mídia e agora certamente irá ter uma procura ainda maior.

Pava Blog

domingo, 31 de outubro de 2010

RETIRO ESPIRITUAL 2011



Vem aí o grande retiro espiritual do distrito de Parque Anhanguera.
será nas cachoeiras de São Bento-TO, e você não pode ficar de fora!
muitas atrações, um lugar paradisíaco e o melhor: a presença do nosso Deus.
faça já sua inscrição e receba a camiseta pra estrear dia 05 de dezembro!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

CASAMENTO ALISSON & MARILENA






Já não atualizava há algum tempo, mas aí está mais um casamento, mais uma célula do amor de Deus por nós. Que Deus possa abençoá-los!
Joselândia-MA, 19 DE SETEMBRO DE 2008.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

BUSCAI AO SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR!

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Is 55:6
O capítulo 55 de Isaías encerra verdades importantes do convite de Deus a todos os homens.
Os vv 1 e 2 apresentam uma água e uma comida que estão á venda sem dinheiro e sem preço. A idéia é alguém com muita sede e com muita fome, tendo á sua frente aquilo que poderá satisfazer suas necessidades. Ou seja, água, vinho e leite para matar a sede, e pão para matar a fome. Tony Evans diz que fome e sede existem porque existe água e pão para satisfazê-las. Não dá para comprar, então é necessário aceitar porque a vida eterna não pode ser adquirida, somente recebida como uma dádiva. É necessário então abrir mão daquilo que pra mim é tão importante, e aceitar aquilo que pra mim no momento é indispensável, necessidade extrema: a água e o pão da vida.
Haveriam muitas lições para serem tiradas, porém gostaria de refletir sobre o vv 6, cerne deste capítulo. Geralmente ele é utilizado para pregar a descrentes, mas atente para o fato de que até então, Deus não está falando com descrentes, está falando com o seu povo. Alguém precisa beber da água, alguém precisa comer do pão, alguém precisa inclinar os ouvidos, porém esse alguém é o povo de Deus. Quer dizer, tem alguma coisa errada com o povo de Deus. Eles foram escolhidos, separados para testemunho ás nações, tem todas as bênçãos á sua disposição, porém tem alguma coisa errada na vida deste povo. Não estão buscando seu Deus. Não estão tendo comunhão com Ele, por isso o convite. Precisam conhecer a Deus para poder falar Dele, testemunhar Dele.
Essa mensagem se torna atual quando penso na minha vida e na vida da minha própria igreja. Muitas vezes ao trabalhar pra Deus, Ele se torna cada vez mais desconhecido. Há pessoas morrendo de sede debaixo da cachoeira da água da vida. Há pessoas morrendo de fome trabalhando na padaria de Deus. É necessário buscar ao Senhor enquanto ainda há tempo, enquanto sua graça e seu amor ainda estão á nossa disposição. Ninguém pode dar aquilo que não tem, mas quando tivermos verdadeira comunhão com Deus, os métodos serão secundários, porque as nações virão até nós para ouvir falar de Dele (vv 5).
Quando criança, tínhamos diversas brincadeiras. Uma delas era a igrejinha. Quando íamos visitar os parentes no interior, reuníamos todos os primos e primas, construíamos uma capelinha de palha e lá íamos nós. As meninas pegavam vestidos das mães, os meninos colocavam a gravata do pai, e o pastor colocava um blazer. Cantávamos, tirávamos as ofertas, tinha a mensagem musical, e também o sermão do “pastor”. Tudo era de mentirinha, e quando terminávamos, tirávamos as roupas de igreja e voltávamos a brincar de outras coisas, brigar por muitas vezes, e esquecíamos que há pouco estávamos na igrejinha.
O que isso tem a ver comigo? Talvez tenha bastante. Parece que ás vezes estamos brincando de igrejinha. É fácil dizer que somos “a igreja verdadeira”, o “povo escolhido de Deus”. Difícil é viver como tal. Até quando vamos brincar de igrejinha? Não vai dar pra brincar de entrar no céu, porque ir pro céu é coisa séria. Só quem leva Deus a sério poderá entrar lá.
Não conheço você, mas Deus conhece. Quanto tempo faz que não o busca? Que suas orações tornaram-se clichês? Que sua bíblia fica empoeirada? Se esta é a sua realidade...
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

FOI DADA A LARGADA!

Escrevo exatamente ás 00:38. A ansiedade é tanta que não consegui dormir. Porque? daqui ha 3 horas estaremos saindo para a missão que Deus nos confiou: Conquistar a cidade de São Pedro dos Crentes. Tudo planejado com muita antecedência. Dá gosto de ver o que fizemos para que a missão pudesse dar certo. Finalmente. Chegou a hora!!!
Em nome de todos os calebes que lá estarão, gostaria de agradecer a todos aqueles que ajudaram, estão ajudando, e continuarão ajudando, direta ou indiretamente, para que a missão aconteça. Sempre somos injustos com alguém, mas queria citar duas pessoas: Eliene comprou a briga do ônibus, e não largou enquanto não conseguiu. Obrigado, Regional. Deus te conserve sempre assim. A irmã Marinete, andou sei lá quantas milhas. vai deixar esposo, casa, conforto e tudo mais pra estar nessa missão inesquecível. As contribuições desta serva de Deus, só a eternidade poderá revelar.
Dito isto, e por favor não se ofendam comigo, obrigado de coração a todos os contribuintes. Gostaria de citar por nome, mas tenho medo de esquecer algum.
Aí estão as fotos da vigília calebe, com a participação do Pr. Elias Tamari, Secretário da MSMa, e o amigo e Pr. Marcondes Bentes, distrital da Vila Cafeteira.
Por favor, não esqueçam de orar.




segunda-feira, 21 de junho de 2010

VITÓRIA Á LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

Autoridades inglesas desistem de acusações contra pregador que chamou de pecado os atos homossexuais


Inglaterra - As autoridades desistiram de suas acusações contra Dale Mcalpine, um pregador de rua evangélico de Workington na Cumbria. Ele havia sido preso em 20 de abril depois de ser denunciado pela polícia por um agende policial de apoio a comunidade (APAC) que era homossexual. Mcalpine tinha, em conversas particulares com um transeunte durante seu dia de pregação, dito que a atividade homossexual é pecado, de acordo com o ensino da Bíblia.

O Instituto Cristão relata que depois de rever a evidência, promotores federais decidiram desistir de suas acusações de "vandalismo".

"Foi uma acusação ridícula. Eu jamais deveria ter sido preso. Estou aliviado que eles tenham visto a sensatez", disse Mcalpine.

Mcalpine, de 42 anos, diz que já vai voltar à sua pregação de rua, uma tradição que data do século XVII na Inglaterra. "Essa é uma vitória para a liberdade de expressão", disse ele. "Espero que não estejamos decaindo para uma sociedade com uma polícia estatal e com uma polícia que trata como crime as opiniões pessoais. Não vejo a hora de voltar às ruas para pregar a Palavra de Deus".

Mcalpine disse que está considerando possível ação contra a polícia, com a assistência legal do Instituto Cristão. "Sou um homem cristão. Perdoo a polícia. Mas é importante que isso não aconteça com ninguém mais".

Um porta-voz da Procuradoria Federal disse: "Mantemos os casos sob constante revisão e seguindo uma revisão adicional de todas as evidências nesse caso não estávamos mais satisfeitos de que havia evidência suficiente para fornecer uma probabilidade realista de condenação e temos pois cessado as medidas legais contra o Sr. Mcalpine".

Em declaração após sua prisão, Mcalpine disse: "Não sou homofóbico. Não odeio gays. Então eles disseram que é contra a lei dizer que a homossexualidade é pecado. Fui preso. Isso é loucura, não?"

Mike Judge, porta-voz do Instituto Cristão, disse: "A polícia da Cumbria não pode simplesmente sair-se assim como se não tivesse feito nada de errado. Eles prenderam e acusaram um homem inocente apenas porque ele expressou pacificamente suas convicções religiosas".

"E essa perseguição vem ocorrendo em outras partes do país também. Portanto, não há a menor dúvida de que há um problema no sistema e tem de ser corrigido", continuou ele.

Steve Johnson comandante da polícia de West Cumbria, defendeu as ações da polícia, dizendo: "Nossos policiais e equipe muitas vezes fazem decisões difíceis enquanto pesam a lei e os direitos das pessoas".

Johnson continuou, dizendo que embora "as opiniões e interpretações sejam diferentes", ele queria assegurar ao público "que respeitamos, e temos o compromisso de sustentar, o direito fundamental à liberdade de expressão. Temos o compromisso de manter a paz e impedir as pessoas de se sentirem alarmadas ou angustiadas com as ações de outros em locais públicos".

Quando foi preso, Mcalpine disse que a polícia notou que parte do delito pelo qual ele estava sendo preso era ter dito que a homossexualidade é pecado numa voz "suficientemente alta que poderia ser ouvida" por outros. Depois de sua prisão, Mcalpine foi colocado numa cela por sete horas. Durante esse tempo, ele pediu sua Bíblia. "Eu a li e cantei hinos como Maravilhosa Graça tão alto quanto eu podia", disse ele.

Sam Adams, o APAC que chamou a polícia para prendê-lo, é um ativista homossexual que se identificou para Mcalpine como o agente responsável pelas relações da polícia com as lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros.

A Lei de Ordem Pública de 1986, sob a qual Mcalpine foi preso, tinha o objetivo de lidar com o problema do vandalismo das torcidas de futebol, mas recentemente foi usada para controlar a liberdade de expressão. Em abril do ano passado, a polícia acusou Ben e Sharon Vogelenzang, hoteleiros cristãos, sob a Lei, alegadamente por "insultarem" uma hóspede muçulmana em seu hotel de Liverpool. Embora tenham sido inocentados das acusações, o casal disse que o incidente provocou muita publicidade negativa, e levou seu negócio à falência.

A Lei também foi usada em 2002 contra o aposentado Harry Hammond, que foi condenado sob a Seção 5 depois de pregar em Bournemouth. Hammond segurava um cartaz que dizia: "Detenham a Imoralidade. Detenham o Homossexualismo. Detenham o Lesbianismo. Jesus é Senhor".

Em 2006, a polícia prendeu e acusou o ativista cristão Stephen Green por entregar folhetos num festival de Orgulho Gay em Cardiff.

A prisão de Mcalpine ocorreu apenas poucas semanas depois que Shawn Holes, um pregador americano que estava visitando a Escócia, foi preso e multado em 1.000 libras em Glasgow por dizer, em resposta a uma pergunta direta, que a atividade homossexual é pecado. Holes, que não contestou a acusação, pagou a multa e voltou aos EUA.

Sam Webster, advogado do Instituto Cristão, disse que não é crime expressar a convicção de que a conduta homossexual é pecado. "Um cristão que permanece em local público e expressa suas convicções religiosas na esperança de persuadir as pessoas que passam acerca de suas convicções - isso é liberdade de expressão.

"Sim, a polícia tem o dever de manter a ordem pública, mas eles também têm o dever de defender a legítima livre expressão dos cidadãos. Não cabe à polícia decidir se as opiniões de Mcalpine estão certas ou erradas. A jurisprudência decidiu que a convicção cristã ortodoxa de que a conduta homossexual é pecado é uma convicção digna de respeito numa sociedade democrática".

sexta-feira, 18 de junho de 2010

VESTIMENTA

Antes de falar sobre o assunto, quero divulgar o resultado da nossa enquete do mês, e dizer que nosso objetivo é fazer uma exposição clara, objetiva, sem excessos e sem rodeios.
PODE UMA MULHER CRISTÃ USAR CALÇA?
sim, não há problemas 3 (16%)

não, Deus não permitiu 4 (22%)

depende da calça, e só no cotidiano 8 (44%)

dependendo da calça, melhor que saia e vestido 3 (16%)

Terminada a enquete, vamos lá!

- Os princípios básicos da vestimenta cristã são: modéstia e decência - I Ped. 3:3 e I Tim. 2:9.
- “modéstia” significa simplicidade, moderação, sobriedade.
- “decência” é algo correto moralmente.
- Costumo dizer que modéstia é usar a roupa correta para cada ambiente e situação, e decência, seria vestir uma roupa que não chame a atenção para meus atributos físicos, mas que me represente como uma pessoa digna.
- Apoc 12 e 17 mostram duas mulheres: a do apocalipse 12, pura, vestida do sol e etc... a do apocalipse 17, vestida de jóias e adornos. é claro que elas representam a igreja que é de Deus e a que não é. Mas pense comigo: qual das duas representaria melhor uma mulher cristã?
- Dt 22:05 é de onde sai uma das maiores "polêmicas" atuais sobre o vestuário feminino, a calça. é importante ler todo o texto e entender que o contexto apresentado não nos dá base para interpretá-lo da forma como tem sido pelos queridos irmãos da ala esquerda. os estudiosos da bíblia são unânimes em dizer que o texto não pode ser aplicado para o uso ou não da calça pelas mulheres. alguns argumentam que o problema real era a contaminação por contato com a túnica do sexo oposto, motivo pelo qual se criam as borlas para identificar as túnicas femininas e masculinas. Há quem diga que a irmã White teria aplicado dessa forma, mas na única vez que comenta o versículo ela aplica á unissexualidade. ou seja, vestir-se homem e mulher sem distinção, para ficarem tão parecidos que cheguem a se confundir. seria uma mulher hoje vestir-se com as roupas do esposo. A polêmica é tão grande, e o problema tão simples de resolver. apenas precisamos ver os princípios.
- Mas aproveitando o gancho, qual teria sido mesmo a posição da Srª Ellen White?
não vou escrever uma tese porque isso aqui é um blog, então tenho que resumir. O material para pesquisar o assunto está contido nos seguintes livros:
Testemunhos Seletos vol I, Testemunhos para a Igreja vol I. não vou citar as páginas pra lhes dar a oportunidade de pesquisar e conhecer um pouco mais. se estiver com preguiça de pesquisar, veja a posição resumida no livro Portadores de Luz, pgs 106 e 107. me preocupou a questão da irmã White condenar a moda americana, e eu até imaginei ser a calça, mas se você é um leitor sincero e coerente, lerá todo o texto e verá que ela está falando dos vestidos balão. verá que questões bem menos importantes eram motivo de discussões naquela época, como o problema que criaram quando ela falou que o vestido devia estar um pouco acima do cano da bota. bom, eu não encontrei texto algum para condenar, muito pelo contrário, leia e tire suas conclusões.
- regras para os homens?
Fala-se muito do vestuário feminino, porém pouco do masculino. estas regras são encontradas para as roupas dos sacerdotes. primeiro, a nudez não deveria ser vista. depois, usa-se uma peça de roupa por baixo para que não se vejam as coxas. essas regras simples se resumem no objetivo da roupa do sacerdote: apontar para Deus.
Êxodo 20:26 e Êxodo 28:40-42
Enfim, gostaria de concluir e ao mesmo tempo incentivar a sua leitura para que sua posição não seja baseada no assim diz o pastor, e que forme a sua.
eu poderia dizer que saia ou calça ou vestido, ou qualquer roupa que seja, devem ser modestas e decentes, ponto final. nem pra lá, queridos legalistas com seus grandes olhos observadores e juízes; e nem pra cá, liberalistas que pensam que a igreja é uma passarela de moda, e que Deus só quer o seu coração, e que a embalagem não importa.
Não poderia deixar de citar esta belíssima passagem da pena inspirada:
"O amor ao vestuário põe em perigo a moral e torna a mulher o oposto da senhora cristã, caracterizada pela modéstia e a sobriedade. A roupa aparatosa, extravagante, encoraja muitas vezes o sensualismo no coração do que a usa, e desperta as paixões inferiores no coração do observador. Deus vê que a ruína do caráter é freqüentemente precedida pela condescendência com o orgulho e a vaidade no vestir". CS,602.

FESTA SURPRESA

Antes de mais nada, deixem-me explicar o dilema dos dois aniversários:
Nasci no dia 10
fui registrado no dia 18.
o culpado é meu pai, que não lembrou o dia do nascimento, por isso registrou no dia em que foi ao cartório. é bom que eu acabo tendo dois aniversários.
no dia 10, é a minha família.
no dia 18, são os meus amigos, conhecidos, familiares.
falando nisso, muito obrigado á igreja de Parque Anhanguera, que me fez uma surpresa muito agradável hoje. obrigado pelo carinho, respeito, atenção, tudo. agradeço por me incluírem em suas vidas.
ps: obrigado aos amigos e conhecidos pelos quase 90 scraps de feliz aniversário!
as fotos vão abaixo pra conferir.




domingo, 13 de junho de 2010

CONGRESSO DE PEQUENOS GRUPOS





Foi este sábado, dia 12 de junho, na quadra do CADI, que os pequenos grupos dos distritos de Imperatriz e região se uniram para um grande festa!
camisetas, flâmulas, faixas, bandeiras, bandeirolas e muita animação fizeram parte do programa que não poderia acontecer sem batismo, é claro.
a coordenação foi do Pr. Ivanildo, MIPES da MSMa. A ele o nosso parabéns pelo maravilhoso programa, e ao distrito de Parque Anhanguera o nosso orgulho pastoral de ver a maior parte das igrejas presentes e comprometidas.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

OBRIGADO, SENHOR!!!

Escolhi essa música do Semei, já tão esquecida, quase nunca cantada, pra expressar a felicidade que brota no meu coração por mais uma primavera completada:

Ao Deus da minha vida eu quero agradecer pelas bênçãos que Ele me concede, pelo seu poder
Por tudo o que Ele é e me faz ser, graças Senhor!
Estrelas incontáveis, o nascer do sol, a beleza do entardecer nos falam de amor
Toda a natureza louva a Deus, graças Senhor!

Obrigado Senhor pelas vitórias, pelo Teu braço forte a me proteger
Graças Senhor! Teu sacrifício foi pra mim a maior emoção que já senti

Elevo os meus olhos, contemplo o grande Deus. Sua graça me conforta tanto, glórias ao meu Rei!
Por tudo o que Ele é e me faz ser, graças Senhor!
Elevem suas vozes em gratidão ao Rei. Sua glória e Sua paz eterna a todos dedicou
Toda a natureza louva a Deus, graças Senhor!

Exaltem Jesus pela morte na cruz. Não há maior amor!
E em gratidão o nosso louvor vai expressar a nossa união, nossa fé
Oh, Pai
Muito Obrigado, Senhor!!!!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

MISSÃO CALEBE JULHO DE 2010



Aproveitando a proximidade da missão calebe, conheça um pouco mais sobre a cidade escolhida para ser impactada pelos jovens do distrito de Parque Anhanguera:
São Pedro dos Crentes tem aproximadamente 5000 habitantes
O município foi fundado em 10/11/1994
Tem esse nome por ter a maioria de seus habitantes evangélicos
Até então, as denominações presentes no município são: Assembléia de Deus SETA, Assembléia de Deus Madureira, Congregação Cristã do Brasil e Católica, estas duas últimas sendo as menores, e de pouca expressão.
Quem nasce em São Pedro dos Crentes é são pedro crentense
As principais atrações da cidade são as duas belas praças
A maior parte do percurso de Imperatriz até lá se faz em estrada de chão
Mesmo assim, nós estaremos lá!
Um forte abraço, e desde já obrigado pela participação direta ou indireta de todos.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial dos Desbravadores





Ainda não havia postado as fotos do dia mundial dos desbravadores...
Aí está a igreja do Bacuri, Clube Getsêmani. O regional Paiva foi o pregador
Igreja de São Salvador, a que montou o portal, Clube Raio de Luz, o primeiro de Imperatriz e região. O pregador foi ninguém mais ninguém menos que o Pr. Ivancy Araújo, novo departamental JA da Missão Sul Maranhense.
Estivemos no Parque Anhanguera, Clube Vencedores com Cristo.
Parabéns a todos os clubes, e que Deus continue multiplicando as bênçãos.
Não podemos esquecer também dos Clubes Felinos e Constelações, que também fizeram programações em suas igrejas.

Testemunhos do Impacto 2010



No dia 15 de Maio estivemos no Setor Agrícola, junto com o Prof. Dr. Zilmar. Entre tantas visitas, tivemos o testemunho marcante deste homem, o Sgt Delmiro. Ele ficou muito emocionado após a oração, e sentiu que era o poder de Deus presente ali. ficou arrepiado e chorou copiosamente. seria apenas mais um testemunho entre outros, não fosse ele um dirigente de uma certa denominação religiosa muito conhecida em nossa região. vamos orar muito por ele e por sua família, para que lendo, conheça as verdades necessárias e se una ao povo que guarda os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus!

Impacto Edson Lobão







Foi no dia 16 de maio que o distrito de Parque Anhanguera invadiu as ruas de Gov. Edson Lobão, proclamando a esperança. Foram momentos especiais, culminando com louvores e com a palavra de Deus. Obrigado a todos que participaram direta e indiretamente dessa arrancada evangelística!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Caminhando com Esperança - Leis Kasher - 27/05/10

Conclusões:
- As leis kasher são definidas em levítico 11 e deuteronômio 14, mas tem suas prescrições em toda a bíblia, inclusive no novo testamento.
- As regras são claras, e defendem a saúde humana em vários aspectos
- As leis kasher vão além de que carne comer ou não comer (Lev 6:17;7:26 e 27; 17:10, 12 e 14; Lev 19:26).
- Os animais citados existem até hoje, e são citados distintamente. A classificação foi feita por Deus, e Noé já sabia pois Deus deu ordens para que entrassem na arca 07 pares de animais limpos, e apenas 01 par de animais imundos (gên 7:2).
- As passagens utilizadas para falar da ingestão de alimentos permitida no novo testamento sempre está se referindo a animais limpos, e não imundos
entre tantas outras.
Segue abaixo uma pesquisa científica de muita ajuda:

Coma bem, Viva Melhor, Rex Russel.

O Dr. Rex (não sei qual sua religião), cita um estudo feito por David Match (M. D.), no qual ele avalia o nível de toxidade de carnes limpas e imundas que foram apresentadas a uma cultura em condições de laboratório, o que transcrevo a seguir:

O Outro lado -- As Carnes “Impuras”

O Senhor disse ao sacerdote Arão: “Para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo”. (Lv. 10:10)
A palavra hebraica chol traduz-se por “comum” e significa “compartilhado por todos”, profano, sacrílego, contaminado.
Embora tais expressões carreguem consigo o sentido de pureza ou impureza rituais, sagrado e profano também conotam o que é saudável ou prejudicial como alimento - em outras palavras, aqui o limpo e o imundo também são físicos. Portanto Deus não estava tentando reduzir a dieta de seu povo apenas por questões cerimoniais. Hoje os motivos de ordem física ainda existem, sugerindo que se preste atenção ao que Deus disse.
No princípio recomendamos comer do que foi criado comer como alimento e evitar tudo o mais. Esse “tudo o mais” é impuro.

A Ciência Apóia a Sabedoria de Deus

A sabedoria do plano divino no que diz respeito a carnes foi confirmada em boa parte por um estudo realizado em 1957 pelo Dr. David Match, da Universidade Johns Hopkins, no qual ele relatou os efeitos tóxicos da carne animal numa cultura de crescimento controlado. Uma substância seria classificada como tóxica se ela retardasse ou desacelerasse a taxa de crescimento da cultura para menos que 75%. O sangue de todos os animais testados pelo Dr. Match mostrou-se mais tóxico que a carne.
A tabela seguinte baseia-se no estudo do Dr. Match. Os resultados de sua pesquisa demonstram que quanto mais baixa a taxa de crescimento da cultura, mais tóxica é a carne. Observe que a carne dos animais e peixes que Deus nos deu por alimento é totalmente não tóxica, mas a dos animais proibidos é tóxica. (Os animais apresentados sem classificação por percentuais na tabela abaixo não foram estudados, mas sào incluídos aqui para dar uma abrangência maior à lista de carnes limpas e imundas).
Lembremos bem--Qualquer índice acima de 75% indica que a carne não é tóxica, é “limpa”.

QUADRÚPEDES

*Limpos... %* --

Fissípedes (de cascos fendidos) e ruminantes

vitelo (novilho)... 82
veado... 98
cabrito... 90
boi... 91
carneiro... 94


*Impuros... %*

urso preto... 59
camelo... 41
gato... 62
porquinho-da-índia... 46
cachorro... 62
raposa (prateada)... 58
urso pardo... 55
marmota... 53
hamster... 46
cavalo... 39
gambá... 53
coelho... 49
rato... 55
rinoceronte... 60
esquilo... 43
porco... 54


AVES E OUTROS ALADOS

*LIMPOS* ... %

ganso... 85
frango... 83
perdiz... 88
pato... 98
pombo... 93
codorniz... 89
cisne... 87
peru... 85

*IMUNDOS* ... %

morcego
cormorão
gralha... 46
águia
falcão
garça
íbis
milhafre
bacurau
águia-pescadora
avestruz
coruja... 62
pelicano
corvo
gavião-de-cauda-vermelha... 36
gavião-andorinha... 63
gaivota
cegonha
abutre

PEIXES (com escamas e barbatanas) ... %

perca preta... 80
piraúna preta... 105
pomátomo... 80
carpa ... 90
perca-de-canal... 80
caboz ... 91
bacalhau... 98
corvina-de-corso... 90
solha... 83
peixe-voador... 87
peixe-dourado... 88
eglefim ... 80
marlúcio... 98
hipoglosso... 82
arenque... 100
peixe-rei... 83
muge... 87
lúcio... 98
pamplo... 110
pargo... 80
truta-arco-íris... 81
perca-da-pedra... 100
salmão... 81
eperiano... 90
perca-do-mar... 103
sável... 100
cavala-espanhola... 98
pintado... 80
esturjão... 87
atum (barbatana azul)... 88
perca-branca... 81
pescada Marlonga da Carolina... 84
perca-amarela... 87


*Imundos ... %

(sem escamas e sem barbatanas)

peixe-gato... 48
marisco
caranguejo
enguia... 40
lagosta
polvo
ostras
baiacu-de-espinho... 60
baiacu... 51
raia-lixa... 59
vieira
tubarão (cação)... 62
camarão
lula
raia-pintada... 46
pacamão... 49

INSETOS... %

(ortópteros)

grilo
gafanhoto
locusta

INSETOS... %
(todos os demais)

Essa tabela pode nos auxiliar na identificação dos tipos de carne que devemos consumir. Também mostra que estamos ingerindo muitas substâncias tóxicas que não foram criadas para ser alimento.
A diferença entre os animais limpos e imundos parece estar relacionada com sua fonte primária de alimentação e com o sistema digestivo de cada um. De acordo com a Bíblia são imundos, isto é, impróprios para o consumo, os que se alimentam de tudo e qualquer coisa. Os animais qualificados como limpos, isto é, próprios para comer, se alimentam essencialmente de grãos e relva.
Esse exame da carne limpa e imunda revela ainda muito mais fatos, levando em conta a moderna tecnologia a serviço da análise toxicológica. Um Deus amoroso, empenhado na proteção de seu povo, confirma esse zelo mostrando-nos justamente que alimentos devemos ingerir. Em Levítico 11:43 temos uma pequena amostra de Sua vontade:

“Não vos façais abomináveis por nenhum enxame de criaturas, nem por elas vos contaminareis, para não serdes imundos”.

Observe na passagem seguinte alguns mamíferos cuja carne Deus proibiu o homem de comer:

“Destes, porém, não comereis: dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas: o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; este vos será imundo; o arganaz, porque rumina, mas nào tem as unhas fendidas; este vos será imundo; a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esta vos será imunda. Também o porco, porque tem unhas fendidas e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo; da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver. estes vos serão imundos”. (Lv 11:4-8).

Notemos que a impureza não se restringe aos carniceiros. O cavalo e o coelho, por exemplo, são imundos por não serem fissípedes, isto é, não têm os cascos ou as patas fendidas. Embora em alguns países sejam ambos considerados boa iguaria, já ficou comprovado através de estudos que a carne de cavalo é quase sempre infestada de vírus e parasitas. Já o coelho, embora pareça limpo, é um agente causador da tularemia, doença bacteriana que o homem contrai de animais.

Caminhando com Esperança - O Batismo e a Unção do Espírito Santo - Síntese do tema 26/05/10

chegamos ás seguintes conclusões:
- Não há manifestação estática do batismo do Espírito Santo. O verdadeiro sinal é uma vida em conformidade com a vontade de Deus (Gl 5:22 e 23)
- Falar em línguas não difere quem tem ou não o Espírito Santo:
4:8 - Pedro perante o Sinédrio
4:31 - Igreja em oração pela libertação de Pedro
6:3 - Escolha dos diáconos
6:5 - Descrição de Estêvão
7:55 - Estêvão perante os líderes judaicos
9:17 - Imposição de mãos sobre Paulo
11:24- Descrição de Barnabé
13.9 - Paulo perante Elimas
13:52- Relato sobre os discípulos
- O batismo do ES defendido por pentecostais e neo-pentecostais tem sua base apenas em Atos, e logo se mostra um argumento fraco:
ATOS 2
O Espírito Santo foi derramado no Pentecoste, e não antes, porque o ministério do Espírito não havia ainda sido iniciado (João 7:39; Atos 2:33). O ministério do Espírito só iniciou após a glorificação de Jesus como Vencedor sobre a morte.

Pedro estava naquela ocasião em um momento especial para a disseminação do Evangelho. Estavam em Jerusalém milhares de judeus vindos de diversas partes do mundo (v. 5), e aquela seria a ocasião propicia para falar de Jesus para eles. Mas como isso ocorreria, uma vez que eles falavam diferentes idiomas (vv. 6-11)?

Deus, então, dotou o apóstolo da capacidade sobrenatural de pregar o evangelho de uma maneira que todos os diferentes grupos linguísticos compreendessem e pudessem aceitar a mensagem. E foi o que aconteceu.

Pedro pregou e cada pessoa ali presente o ouviu falar em sua própria língua, ou seja, o dom concedido em Atos 2 não foi uma “língua estranha” ou “língua dos anjos”, incompreensível. Mas foi, sim, a capacidade de falar no idioma da pessoa que estava necessitando da mensagem de salvação. E qual foi o resultado? Veja no verso 41.

ATOS 10
Deus já havia concedido a Pedro uma revelação sobre o preconceito religioso que ainda estava presente no coração dos judeus, inclusive dele próprio (Atos 10:9-16, 28).

Após receber a visita de pessoas enviadas por Cornélio, Pedro vai ter com ele, porém leva “alguns irmãos”, para servirem de testemunha da conversão do militar gentio (v. 23).
Ao chegarem lá, Pedro compreende o significado da visão sobre o lençol, pois ele percebeu que a mensagem do evangelho deveria alcançar todas as pessoas, de todas as nações, independentemente de raças (vv. 28 e 34).

Após Pedro pregar sobre Jesus e confirmar a conversão do centurião, o Espírito desce sobre os que ouviam o apóstolo, deixando os discípulos judeus “admirados” (v. 44-45), pois viam Cornélio e outros falando em línguas, “engrandecendo a Deus” (v. 46). Imediatamente eles reconheceram que ali estavam pessoas féis a Deus, e concluíram a festa com o batismo de Cornélio nas águas.

O dom de línguas aqui serviu para quebrar o preconceito que os judeus tinham sobre a aceitação de gentios no Reino de Deus. Tanto é assim, que a Igreja da Judéia ficou querendo mais informações sobre o ocorrido (Atos 11:1-18), e Pedro teve a oportunidade de testemunhar do que ele havia visto com seus próprios olhos.

Como militar romano, Cornélio também poderia usar o dom de falar em outros idiomas para difundir a mensagem do evangelho em suas viagens pelo Império.

ATOS 19
Paulo faz um breve questionamento aos discípulos que encontrou em Éfeso, e percebe que eles receberam um batismo “pobre”, pois não possuíam nenhum conhecimento sobre o Espírito Santo (Atos 19:1-3).

Paulo os orienta, acrescentando o ensino verdadeiro sobre a salvação em Jesus Cristo, e eles recebem o batismo no Espírito Santo, com a manifestação do dom de falar em línguas (v. 6).

Assim como no caso de Cornélio, o dom serviu para ajudar aqueles discípulos a pregarem o Evangelho naquela cidade, conhecida pela importância do seu porto, e pela grande passagem de pessoas de todas as regiões, e de outras nações também.

“Foram então batizados em nome de Jesus; e impondo-lhes Paulo as mãos, receberam também o batismo no Espírito Santo que os capacitou a falar as línguas de outras nações, e a profetizarem”. - Atos dos Apóstolos, p. 283.

- Os dons SEMPRE são concedidos pelo Espírito com um fim “proveitoso” para a Igreja (1Co 12:7; 1Co 14:12, 19). Portanto, o objetivo principal da concessão do dom é EDIFICAR, INSTRUIR e ORIENTAR a Igreja de Deus (Efésios 4:11-13).

- No caso do dom de línguas, a condição para que ele seja útil é que possa ser COMPREENDIDO (1Co 14:6-11). Para a evangelização e edificação é necessário que os “sons” sejam compreensíveis. Isso deixa totalmente de fora as "línguas estranhas" que vemos nos movimentos pentecostais e carismáticos da atualidade.
concorda? discorda? venha participar conosco!
ps: Alguns textos foram extraídos do blog do Prof. Gilson Medeiros.

Caminhando com Esperança

Iniciamos esta semana, com alguns jovens da igreja de São Salvador, um projeto muito especial.
As caminhadas já eram constantes na vida de muitos, haja visto a preocupação com a saúde. A novidade é que após as caminhadas estamos estudando a bíblia e o Espírito de Profecia, para compreendermos melhor alguns assuntos e estarmos bem informados e certos de nossa fé. gostou da idéia? então esperamos você amanhã ou qualquer dia desses ás 5:30h na pista de caminhada do aeroporto de Imperatriz-MA.
ps: em breve, fotos do projeto.

terça-feira, 30 de março de 2010

MISSÃO CALEBE!



Sempre amei desafios, e nesta última semana meu coração se voltou para um novo sonho:
conquistar a cidade de São Pedro dos Crentes. Eu explico:
A MSMa escolheu 16 pastores para evangelizar as 16 cidades do campo que ainda não são evangelizadas, e eu estava ansioso pra saber pra qual iríamos. recebi a boa notícia do nosso presidente, e logo me veio um turbilhão de idéias sobre como fazer, o que fazer, e etc...
Descobri que a cidade tem no máximo 5 mil habitantes, o que nos dá uma vantagem muito boa, tudo o que for feito, será novidade. A única igreja presente na cidade é a Assembleia de Deus, talvez por isso o nome do município.
O que faremos então? o desafio já está lançado! o que nos impede de conquistar esse povo pra Cristo?
Se você sente dentro do coração arder a chama do evangelho, vai tirar férias em julho, aliste-se já neste grande exército!
Os distritos de Parque Anhanguera e Porto Franco estarão juntos para patriocinar essa grande arrancada. Não sairemos de lá até completarmos a missão. Convoco todos os jovens que sentem que precisam fazer mais por Cristo, que podem fazer mais, e que desejam unção, poder e reavivamento.
VENHA DEIXAR A SUA MARCA...
EU SOU CALEBE!
E VOCÊ?

terça-feira, 23 de março de 2010

REI JOSIAS

Na última quarta-feira tive o privilégio de falar a um público selecionado, na formatura dos alunos da UEMA.
Na ocasião, meditamos na vida de Josias, e sua relevância para os nossos dias.
Abaixo, um resumo da mensagem:

Josias foi o 16º rei de judá, 640 a 609 a. C.
Seu nome significa "Jeová Cura"
Nada á toa, pois seu nascimento havia sido profetizado em I Reis 13:2
Sua história está narrada nos textos a seguir, e dela temos algumas lições importantes:
II Reis 21:24 a 23:30
II Crôn 33:25-35,37

1. Consagração em meio á idolatria
Se pensarmos que ele era de linhagem real, diríamos que nasceu em berço esplêndido. Porém, espiritualmente falando, ele nasceu num lar idólatra, e teria milhares de motivos para apenas copiar seus pais.
É a famosa história do "filho de peixe, peixinho é"...
Porém, vemos uma diferença muito grande na vida deste jovem.
Manassés, seu avô – idólatra, mais perverso dos reis de Judá, sacrificou os filhos a Baal, fez os filhos passarem pelo fogo, em adoração a deuses pagãos, introduziu a adivinhação e o agouro; segundo a tradição judaica, mandou serrar o profeta Isaías em pedaços. (II Cron 33:6)
Amon – apenas repetiu os feitos de seu pai.
Josias poderia ter feito o mesmo, mas fez tudo diferente.
Se o lar onde você nasceu não lhe dá motivos para se orgulhar, dê ao lugar onde você nasceu motivos para se orgulhar de você. Siegfried Schwantes
Não há desculpas para quem quer crescer na vida, e um lar desestruturado, uma cidade pequena, uma família humilde, não impedem ninguém de crescer e de fazer diferente. Um lar idólatra não é desculpa para continuar desonrando a Deus.

2. Usou sua influência para glorificar a Deus
“Na obra de reforma a ocorrer hoje, há necessidade de homens que, como Esdras e Neemias não obscureçam ou desculpem o pecado, nem se esquivem de vindicar a honra de Deus… Lembrar-se-ão também de que o Espírito de Cristo deve ser revelado naquele que repreende o mal.” PR., 677. - eu acrescentaria o nome de Josias...
"Se quiser pôr á prova o caráter de um homem, dê-lhe o poder" Abraham Lincoln
Deus está chamando Josias modernos, para que usem sua influência de maneira a glorificá-lo. professores que ensinem a bíblia como fonte da verdade, sem misturar a verdade com a mentira, homens e mulheres que nas mãos de Deus, sejam uma bênção.

3. Pequeno homem, grandes feitos
O segredo foi voltar aos princípios
Deuteronômio 30:19
- O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência...
Este provavelmente foi o texto lido por Josias, e deve também nos levar a uma reflexão.
Ser ou não ser uma bênção?
Ser ou não ser um instrumento nas mãos de Deus?
A resposta está em nossas mãos!
Como nos dias de Josias, o povo deixou de adorar o verdadeiro Deus.
Teorias fantasiosas de homens tem sido apresentadas como verdades científicas.
Pessoas para continuar este legado, já nasceram muitas.
Deus quer te levantar para que, através de você, seu nome seja glorificado!
seja um enfermeiro, professor, engenheiro, ou qualquer que seja a sua atribuição, você foi escolhido para promover mudanças, que devem começar hoje, agora!
Que o Eterno te use e te abençoe!

terça-feira, 9 de março de 2010

TRIBOS DE ESPERANÇA



Como os índios podem ser salvos sem conhecer a bíblia?

postarei aqui a resposta formulada por Leandro Quadros em seu blog:

Essa pergunta é muito importante porque a resposta a ela nos mostrará o quanto Deus é amor e justiça.

A Bíblia diz que o Criador se revela ao ser humano “de muitas maneiras” (Hebreus 1:1), o que indica que a própria Palavra de Deus não é o único meio de revelação Divina.

Não irei me deter nas várias formas pelas quais Deus revela a vontade dEle (consciência, circunstâncias, profetas, etc). Quero me ater naquelas que Ele usa para mostrar aos povos indígenas (e povos pagãos) que Ele existe:

1) A Natureza: As obras criadas são outro livro Divino que pode ser lido por qualquer pessoa (Salmo 24:1). Romanos 1:20 esclarece bem esse ponto:

“Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma.” Romanos 1:20 (Nova Tradução Na Linguagem de Hoje).

Percebe? Deus se revela aos índios por meio da natureza. Se eles viverem de acordo com a luz que receberam do Espírito Santo por meio das obras criadas - ao ponto de o reconhecerem e aceitarem o Criador – o Senhor levará isso em conta no dia do juízo.

2) A Consciência Moral: Dentro de cada um de nós há princípios morais que nos dizem o que é certo ou errado. Seja um ateu, índio ou cristão, todos possuem valores dentro de si que são universais, como, por exemplo: manter relações sexuais com a mãe é errado. (Claro: há poucas exceções em algumas culturas).

Esse foi um dos argumentos (o da Consciência Moral existente em cada ser humano) que convenceu o maior ateu dos últimos cem anos – o filósofo Antony Flew – a acreditar na existência de Deus!

Portanto, sendo que cada um será julgado “segundo as suas obras” (Mateus 16:27; Apocalipse 22:12), podemos concluir que no juízo Deus levará em conta o conhecimento que a pessoa teve dEle (independe do meio, pois o Senhor tem várias formas de mostrar a Sua vontade) e o que ela fez com tal conhecimento (se viveu de acordo com ele ou não).

E, a boa notícia não se encerra aqui. As Sociedades Bíblicas têm feito um trabalho extraordinário em traduzir a Bíblia para dialetos indígenas! A Sociedade Bíblica do Brasil, por exemplo, capta recursos para realizar a nobre tarefa de disponibilizar a Bíblia a cerca de 370000 pessoas que falam aproximadamente 180 idiomas diferentes. Veja que relato bonito de um irmão índio que teve acesso às Escrituras na língua dele (Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil. Link: http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=111&p=17)

“Obrigado Deus. O Senhor Jesus preparou cada um de nós, principalmente, nossos índios, o meu irmão índio Guarani, Kaingang, … e demais irmãos índios que estão presentes. Ele nos preparou para que tenhamos a Palavra dele na nossa língua. Quando eu leio a Palavra de Deus na nossa língua eu entendo melhor. Creio também que cada um de nós, como o Guarani, e os demais que leiam essa Palavra no seu idioma puro, entendem melhor essa Palavra de Deus. Então eu agradeço a Deus por causa disso. Deus nos deu uma grande oportunidade. E também preparou muitas pessoas para trazer essa mensagem para cada um de nós.”

(Salvador Sanches, líder do povo Kaiowá – localizado no Mato Grosso do Sul, Brasil – durante o lançamento da Bíblia completa em Guarani-Mbya, em Rio das Cobras, Município de Nova Laranjeira – PR).

Assim, vemos que ninguém ficará sem ter a oportunidade de conhecer a Deus e O aceitar. Nosso Deus é muito bondoso: Ele não quer que ninguém se perca, mas que todos se arrependam de seus pecados e tenham a chance de serem salvos (1 Timóteo 2:4).
No último fim de semana, viajando por terras indígenas, me deparei com pedágios feitos por eles, e aproveitei pra deixar cerca de 40 livros Sinais de Esperança. a foto vou ficar devendo, mas algo necessita ser feito pra evangelizar estes povos, e esforços devem ser empreendidos nesse sentido. Enquanto não há livros e revistas em sua língua nativa, vamos aqui fazendo a nossa parte.

CASAMENTOS




Neste domingo, tive a oportunidade de oficializar o segundo casamento. Aconteceu em Gov. Archer. O primeiro, mês passado, aconteceu em Joselândia. Um forte abraço e felicidades aos casais Rodrigo e Wasty, de Joselândia e Juarez e Eulânia, que apesar de terem casado em Gov. Archer, estarão partindo pra Bahia e posteriormente, Argentina. lembranças ás duas comunidades, e obrigado pelo carinho.

quinta-feira, 4 de março de 2010

PARA LIDERANÇA DE DESBRAVADORES - O LEGADO

Há alguns anos, em um curso de liderança, o instrutor fez uma indagação que me levou a repensar a minha forma de ver a liderança. Eu era um instrutor com pouca experiência, sedento pelo aprendizado, e aquilo teve um profundo impacto em minha mente. Ele começou mais ou menos assim:

- Quem é você daqui há 10 anos? O que terá feito? Como as pessoas lembrarão de você? Elas lembrarão? Se sim, o que você deixou pra trás que as faça lembrar de você?

Ele fez uma explanação sobre a importância de liderar fazendo discípulos que continuassem o trabalho, ou ele seria em vão.

Foi assim que Robert Goizueta liderou. Empresas que perdem o seu presidente muitas vezes enfrentam o caos, especialmente se a sua partida é inesperada. No caso da Coca-Cola foi diferente. Ele faleceu repentinamente, em 1997. Foi um líder incrível, representou um crescimento significativo para aquela empresa, mas talvez o seu maior feito tenha sido criar um legado. Organizou a empresa para alcançar grandes coisas sem ele. Certa vez declarou: “Liderança é uma das coisas que você não pode delegar; ou você exerce, ou abdica dela”.

Há necessidade de repensar a liderança hoje. Quais serão os frutos do meu trabalho daqui há alguns anos da forma como estou trabalhando? Líderes insubstituíveis não criam legado. Eles sabem tudo, fazem tudo, e no fim, a organização não consegue se manter sem eles.

Jesus foi o maior exemplo de liderança que já existiu. Ele treinou muito bem seus liderados para que continuassem o trabalho, e fizessem até mais do que Ele próprio fez em vida. Tudo dependia do trabalho que faria com aqueles doze homens. Segundo Maxwell, “Um legado é um sonho que muda não apenas a sua vida, mas as vidas de todas as pessoas ligadas a ele.

Lembre-se:

· Mais importante que deixar uma herança é deixar um legado

· Os legados não são deixados acidentalmente

· Deposite seu legado nas pessoas

· O legado é o trabalho mais pesado e a alegria mais profunda de um líder.

Quando seus anos mais produtivos como líder forem passado, será tarde demais para começar a pensar sobre deixar um legado. A hora de começar a construir seu legado é agora, enquanto você tem alguma coisa a dar e alguém a dar.

Leia Jo 14:12, 15:9-12, Lc 5:1-11 e Mt 28:16-20.

Comece hoje mesmo a construir o seu legado. Liste aquilo que está disposto a abandonar pelo seu legado, planeje como fará para iniciar o processo, anote o nome daqueles que pretende desenvolver, e os objetivos que tem para cada um, e descreva como, quando e para quem passará o bastão.

Quem é você daqui há 10 anos? A resposta depende de você. Deus te abençoe e te encha de sabedoria!!!

Adaptado de “As 21 irrefutáveis Leis da Liderança” e “21 Minutos de Poder na Vida de um Líder”, de John Maxwell.

IGREJAS DO DISTRITO - BANANAL




O povoado de Bananal fica no município de Edson Lobão, e localiza-se a 15 km de Imperatriz.
Ali temos uma igreja ampla, e uma igreja talentosa, com um enorme potencial de crescimento. A comunidade quase toda já foi evangelizada, gerando com isso duas congregações num pequeno espaço.
A igreja sonha e acredita que muito em breve poderá sediar um distrito, e tem tudo pra realizar este ideal.

UMA GRANDE DECISÃO

Todos os dias temos que tomar decisões.
Decidimos a que horas vamos acordar, a roupa que iremos vestir, decidimos se iremos ou não a uma festa de aniversário, decidimos casar com a pessoa amada, enfim...
Todos os dias, a cada momento, estamos tomando decisões e elas revelam quem somos, a quem pertencemos.
Para o bem ou para o mal
Vitória ou derrota
Alegria ou tristeza
Felicidade ou infelicidade
Fortuna ou miséria
Saúde ou doença
Vida ou morte.
Como diria Neil Peart, “Quando você escolhe não decidir, já tomou uma decisão”. Um autor desconhecido disse: “Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você”.
Para grandes decisões, são necessários grandes homens e grandes mulheres.
Por exemplo, decidir com quem casar, que carreira seguir, ser ou não ser um cristão genuíno.
Hoje é um dia de grandes decisões, e ao escrever minha preocupação não é com palavras bonitas, apenas com a verdade e a grande decisão que está em nossas mãos.
Josué 24:15 nos revela as nossas opções:
Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Deus colocou diante do povo a bênção ou a maldição
A única condição para servi-Lo era ouvir os seus mandamentos
Exigiu obediência, fidelidade á sua lei.
Hoje a mesma decisão está diante de nós:
Ser ou não ser reverente na casa do Senhor
Ser ou não ser um fiel mordomo, nos dízimos e ofertas
Ser ou não ser comprometido na obra missionária
Ser ou não ser um testemunho vivo do amor de Deus.
Seja lá qual for a sua escolha, lembre-se das conseqüências temporais e eternas de escolhas mal feitas.
Eu já fiz a minha decisão, juntamente com a minha família, e você?

quarta-feira, 3 de março de 2010

SOBRE A ENQUETE DO MÊS PASSADO

Mês passado foi a nossa enquete sobre o jovem cristão e o cinema. venceu a opção NÃO. Recomendamos a leitura do livro Entretenimento e Mídia, do professor Demóstenes Neves, do SALT-IAENE.
Entre as afirmações, embasadas em estudos científicos, estão as seguintes:
* Rebaixamento da Moral
* Indução de Comprometimento Ético e Ideológico
* Aumento da violência na sociedade
* Fracasso e Baixo Desempenho Escolar
* Distorção da compreensão bíblica

Dentre outras...
cita-se inclusive o rei da pornochanchada brasileira, David Tavares, pedindo socorro ás autoridades quanto aos filmes que seus filhos assistem na TV e no cinema.
Vale á pena conferir!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

IGREJA DE SÃO SALVADOR



Aos poucos, postarei fotos das igrejas do distrito.
Esta aqui é São Salvador, a segunda igreja mais antiga de Imperatriz. dela saíram várias outras, dentre elas Bacuri, Pq Anhanguera e Pq Alvorada I.
Apesar do tempo, permanece o zelo e a grande frequência de membros. é a maior igreja do distrito, e fica repleta mesmo em cultos de quartas feiras, o que pude confirmar pessoalmente.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

NOVA FACHADA DO PARQUE ANHANGUERA




esta é a perspectiva futura da fachada da igreja sede do distrito, Parque Anhanguera. Moderna, bonita, já está inspirando novas fachadas. Logo poderemos contemplá-la pronta, em todo o seu esplendor, e vem mais coisas por aí, inclusive a climatização. Já pensou se a gente consegue padronizar em todo o distrito? vai ficar lindo! as cores são pérola e ouro antigo, e os vidros, fumê. as cores que figuram nesta ilustração não são ainda as originais. A fachada de Diamantina está nas cores padrão.

PARA LIDERANÇA DE DESBRAVADORES: VOCÊ NUNCA ESTÁ SÓ!

Quantas emoções vivemos quando nos dedicamos á liderança! Ver como o trabalho em equipe proporciona sucesso e amizades duradouras, novos líderes, e a continuidade do nosso trabalho; ver como as crianças imitam aqueles a quem admiram, e seguem seus passos, como elas desenvolvem valores e como todos podem desfrutar do gostinho da vitória de um trabalho bem feito, entre outros...

Geralmente ficamos de peito estufado quando recebemos um bom resultado em camporee, quando realizamos uma bonita investidura, quando ganhamos um concurso de ordem unida, quando um novo desbravador se batiza, enfim, quando colhemos os resultados de um trabalho bem feito. Talvez você já tenha desfrutado de momentos maravilhosos e únicos com seus desbravadores, como os citados acima, e sabe muito bem do que estamos falando.

O que vem depois das vitórias? Você foi bem sucedido, recebe um montão de elogios, abraços, tapinhas no ombro, sorrisos agradecidos, e até lágrimas de alegria. Tudo isso é muito importante, e faz parte do processo. Nunca consegui entender o que acontece quando tudo acaba, e chamam isso de “sindrome de liderança”. Já ouviu alguém dizer que “o líder é solitário”?

Leia os capítulos 18 e 19 de I Reis, e você verá um líder que sentiu exatamente isso. Ele aparece na Bíblia enfrentando um grande rei, e sendo sustentado e protegido por Deus. Não teria mais motivos para duvidar que, mediante o Seu poder, poderia vencer ainda muitos desafios. Foi capaz de convencer uma mulher a fazer-lhe um pão com os últimos recursos que tinha, e o que vem a seguir é mais espantoso ainda: enfrenta 450 profetas de Baal, sozinho, e depois manda que todos sejam mortos. Uma grande vitória com certeza, mas o que temos aqui? O grande líder fugindo e temendo a morte. Sentiu-se sozinho, e desejou até mesmo a morte para si.

É o que acontece. Talvez existam muitas pessoas ao seu redor, mas o líder sempre tem um pouco de solidão. É aquele sentimento de vitória, realização, misturado com a incerteza de dias futuros. Você trabalhou arduamente durante o ano, realizou grandes sonhos, viu planos saírem do papel e se transformarem em realidade. Talvez esteja se sentindo sozinho. Talvez esteja pensando em desistir, pois por mais que tenha feito o seu máximo, ainda há muito trabalho a fazer, e sempre haverá.

Deus mostrou a Elias que ele não estava sozinho, e que ainda estava no controle. Que ainda tinha grandes planos pra sua vida, e que, se houve vitória, foi porque Ele estava ao seu lado.

Você nunca está só, querido líder. Se conseguiu vencer até aqui é porque o Senhor esteve ao teu lado, e continuará a te guiar, amparar, proteger. Ele sempre tem planos pra tua vida, e ainda pode fazer grandes coisas por seu intermédio.

Comece desde agora o seu planejamento para 2010, e seja um vencedor, em nome do Senhor. Que Ele te use poderosamente!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

DESTAQUE DO MÊS














Para quem não conhece, permita-me apresentar o novo grupo de Diamantina. É claro, já existe há alguns anos, mas nos últimos as coisas não estavam indo muito bem.
Por ocasião do programa Lares de Esperança, no ano passado uma classe bíblica foi aberta e a comunidade desperta para o amor de Jesus.
Hoje conta com uma fachada linda, tanque batismal e cultos lotados, graças a Deus.
Méritos para o irmão José Lopes e família que nunca desistiram e nunca deixaram fechar, os irmãos Jorge e Adonias que por lá passaram e deixaram sua marca pregando o evangelho e levando pessoas á decisão, ao irmão Gleyson que voltou para somar e multiplicar, agora com os desbravadores será maior ainda a colheita... e o irmão Nilson, que tem estudado a bíblia com a comunidade e se prepara para realizar conferências em abril.
Vale dizer que o grupo foi destaque no mês de janeiro e até agora foi a congregação que mais batizou no distrito, totalizando 12 almas preciosas para Cristo. Que o Senhor seja glorificado!

ESCALA PASTORAL

No final do ano passado, foram divididos os distritos Central e Oriental, originando um novo distrito com igrejas dos dois distritos, o Parque Anhanguera. Contamos com 09 congregações, dentre elas 03 em Imperatriz e 06 no município de Gov. Edson Lobão.
abaixo, o cronograma pastoral do mês de fevereiro.


DIA
MÊS
IGREJA/GRUPO
ATIVIDADE
03
FEVEREIRO
BAIRRO STA RITA
PREGAÇÃO E BATISMO
04 a 06
FEVEREIRO
PQ ANHANGUERA
METROPOLITANA DE MORDOMIA
07
FEVEREIRO
DIAMANTINA
PREGAÇÃO E BATISMO
10
FEVEREIRO
VILA GETAT
PREGAÇÃO E BATISMO
12 a 16
FEVEREIRO
SEDE DA AMAI
RETIRO ESPIRITUAL
17
FEVEREIRO
SÃO SALVADOR
PREGAÇÃO E BATISMO
20
FEVEREIRO
BANANAL
PREGAÇÃO E BATISMO
21
FEVEREIRO
BACURI
PREGAÇÃO E BATISMO
24
FEVEREIRO
BANANAL II
PREGAÇÃO E BATISMO
27
FEVEREIRO
EDSON LOBÃO
PREGAÇÃO E BATISMO
28
FEVEREIRO
SETOR AGRÍCOLA
PREGAÇÃO E BATISMO

TOMANDO DECISÕES COM SABEDORIA

Problemas, dificuldades são comuns em nossas vidas. Há momentos em que é difícil pensar numa solução, e temos a tendência de cometer erros, precipitadamente. nos sentimos injustiçados, nos sentimos revoltados e por vezes, sozinhos nas lutas e provas.
Muitos nestes momentos buscam alternativas nas terapias e consultórios psiquiátricos.
Se este é o seu caso, abra sua bíblia em Salmos 37.
Segundo John Maxwell, Davi aqui apresenta uma perspectiva eterna e uma visão a longo prazo que evitam erros em decisões a curto prazo:
1. Confie no Senhor e faça o bem; faça o que é certo a despeito do que os outros fazem (vv 3).
2. Cultive a verdade e não ande rápido demais; não apresse as coisas (vv3).
3. Dê prioridade a Deus e seus valores; Ele o recompensará e satisfará no final (vv 4).
4. Submeta seus planos a Ele, e confie Nele; os resultados estão nas mãos de Deus (vv 5).
5. Aquiete-se e seja paciente; a perspectiva surge quando ficamos quietos e pensamos (vv 7).
6. Não se irrite nem se compare; essa ansiedade sempre dá motivação ruim (vv 7).
7. Negue-se a ficar irado com a competição; a raiva não gera os resultados que você deseja (vv 8)
8. Ponha sua esperança no Senhor; por fim, Ele guiará e usará sua decisão (vv 9).
As lições são muitas, e a riqueza de detalhes é tamanha. Deus está falando que, não importa em que situação estejamos, não importa se os ímpios prosperam temporariamente, Ele é o Justo Juiz, e no tempo certo, sua Justiça não falha.
o vv 4, no original tem o sentido de: rola os teus pesos para as costas do Senhor.
quer dizer: se você está enfrentando uma situação complicada, um problema aparentemente sem solução, se não consegue mais carregar os pesos que estão sobre a sua vida, pode rolar para as costas de quem pode carregar, resolver, e inclusive carregá-lo em Seus braços de amor.
portanto, não se indigne, não tome decisões precipitadas. entregue tudo nas mãos do Deus das causas impossíveis!!!