sexta-feira, 18 de junho de 2010

VESTIMENTA

Antes de falar sobre o assunto, quero divulgar o resultado da nossa enquete do mês, e dizer que nosso objetivo é fazer uma exposição clara, objetiva, sem excessos e sem rodeios.
PODE UMA MULHER CRISTÃ USAR CALÇA?
sim, não há problemas 3 (16%)

não, Deus não permitiu 4 (22%)

depende da calça, e só no cotidiano 8 (44%)

dependendo da calça, melhor que saia e vestido 3 (16%)

Terminada a enquete, vamos lá!

- Os princípios básicos da vestimenta cristã são: modéstia e decência - I Ped. 3:3 e I Tim. 2:9.
- “modéstia” significa simplicidade, moderação, sobriedade.
- “decência” é algo correto moralmente.
- Costumo dizer que modéstia é usar a roupa correta para cada ambiente e situação, e decência, seria vestir uma roupa que não chame a atenção para meus atributos físicos, mas que me represente como uma pessoa digna.
- Apoc 12 e 17 mostram duas mulheres: a do apocalipse 12, pura, vestida do sol e etc... a do apocalipse 17, vestida de jóias e adornos. é claro que elas representam a igreja que é de Deus e a que não é. Mas pense comigo: qual das duas representaria melhor uma mulher cristã?
- Dt 22:05 é de onde sai uma das maiores "polêmicas" atuais sobre o vestuário feminino, a calça. é importante ler todo o texto e entender que o contexto apresentado não nos dá base para interpretá-lo da forma como tem sido pelos queridos irmãos da ala esquerda. os estudiosos da bíblia são unânimes em dizer que o texto não pode ser aplicado para o uso ou não da calça pelas mulheres. alguns argumentam que o problema real era a contaminação por contato com a túnica do sexo oposto, motivo pelo qual se criam as borlas para identificar as túnicas femininas e masculinas. Há quem diga que a irmã White teria aplicado dessa forma, mas na única vez que comenta o versículo ela aplica á unissexualidade. ou seja, vestir-se homem e mulher sem distinção, para ficarem tão parecidos que cheguem a se confundir. seria uma mulher hoje vestir-se com as roupas do esposo. A polêmica é tão grande, e o problema tão simples de resolver. apenas precisamos ver os princípios.
- Mas aproveitando o gancho, qual teria sido mesmo a posição da Srª Ellen White?
não vou escrever uma tese porque isso aqui é um blog, então tenho que resumir. O material para pesquisar o assunto está contido nos seguintes livros:
Testemunhos Seletos vol I, Testemunhos para a Igreja vol I. não vou citar as páginas pra lhes dar a oportunidade de pesquisar e conhecer um pouco mais. se estiver com preguiça de pesquisar, veja a posição resumida no livro Portadores de Luz, pgs 106 e 107. me preocupou a questão da irmã White condenar a moda americana, e eu até imaginei ser a calça, mas se você é um leitor sincero e coerente, lerá todo o texto e verá que ela está falando dos vestidos balão. verá que questões bem menos importantes eram motivo de discussões naquela época, como o problema que criaram quando ela falou que o vestido devia estar um pouco acima do cano da bota. bom, eu não encontrei texto algum para condenar, muito pelo contrário, leia e tire suas conclusões.
- regras para os homens?
Fala-se muito do vestuário feminino, porém pouco do masculino. estas regras são encontradas para as roupas dos sacerdotes. primeiro, a nudez não deveria ser vista. depois, usa-se uma peça de roupa por baixo para que não se vejam as coxas. essas regras simples se resumem no objetivo da roupa do sacerdote: apontar para Deus.
Êxodo 20:26 e Êxodo 28:40-42
Enfim, gostaria de concluir e ao mesmo tempo incentivar a sua leitura para que sua posição não seja baseada no assim diz o pastor, e que forme a sua.
eu poderia dizer que saia ou calça ou vestido, ou qualquer roupa que seja, devem ser modestas e decentes, ponto final. nem pra lá, queridos legalistas com seus grandes olhos observadores e juízes; e nem pra cá, liberalistas que pensam que a igreja é uma passarela de moda, e que Deus só quer o seu coração, e que a embalagem não importa.
Não poderia deixar de citar esta belíssima passagem da pena inspirada:
"O amor ao vestuário põe em perigo a moral e torna a mulher o oposto da senhora cristã, caracterizada pela modéstia e a sobriedade. A roupa aparatosa, extravagante, encoraja muitas vezes o sensualismo no coração do que a usa, e desperta as paixões inferiores no coração do observador. Deus vê que a ruína do caráter é freqüentemente precedida pela condescendência com o orgulho e a vaidade no vestir". CS,602.

Um comentário: