terça-feira, 14 de dezembro de 2010

45 Pastores Evangélicos se convertem à mensagem Adventista.

Sua expectativa segue uma tendência de dois anos em que vários ministros de outras confissões protestantes nas exuberantes aldeias agrícolas do altiplano se converteram à Igreja Adventista. Os membros dessas igrejas que se uniram a eles poderiam obter acesso às escolas da denominação se os patrocinadores puderem ser encontrados. Logo, as famílias locais poderiam influenciar suas filhas de 12 e 13 anos de idade a estudarem, em vez de buscarem casamentos precoces, afirmaram dirigentes adventistas.
Embora tendo recursos limitados, a Igreja Adventista na seção sul da ilha de Mindanao tenta aumentar o apoio às novas congregações adventistas. Em todo o território da denominação da Missão Mindanao do Sul, 45 pastores se converteram nos últimos anos, alguns através do trabalho de missionários adventistas e obreiros bíblicos locais, bem como de ex-colegas e professores, que desde então se haviam convertido. A maioria diz que doutrinas da Igreja, como a observância do sábado do sétimo dia e a ênfase sobre a vida saudável, os convenceram a aceitar a fé adventista.
Muitos membros de suas congregações se converteram com eles -- quase todos em algumas congregações, cerca de metade em outras. Mais ainda poderão converter-se, dependendo da forma como vêem as intenções de sua nova denominação, dizem líderes da Igreja Adventista.
"Alguns aceitaram de imediato, outros levaram algum tempo, alguns estão esperando para ver se obterão benefícios ou se os missionários estão tentando obter benefícios sobre eles", disse Romulo Tuballes, diretor de comunicação da Missão de Mindanao do Sul, uma região que abriga cerca de 60.000 membros. Outros grupos religiosos anteriormente vieram à região de T'boli fazendo promessas de ajuda que nunca se materializaram, disse ele. "Nós não estamos fazendo grandes promessas", assegurou Tuballes.
Ainda assim, os dirigentes informaram às congregações aqui sobre a proposta de uma escola bíblica para pregadores leigos que estão determinados a iniciar no próximo mês. Contudo, os dirigentes apenas comentaram isso aos moradores depois que um patrocinador foi encontrado no início deste ano.
Na sua maioria os pastores aqui, bem como seus membros, são produtores de milho. A denominação não quer criar dependência, mas Tuballes diz que ele também espera ajudar os novos pastores e membros de maneiras mais práticas, tais como o fornecimento de algumas ferramentas básicas de agricultura.
"A esperança deles pode ficar mais forte ao saberem que alguém se preocupa com eles", disse Tuballes durante uma caminhada de 20 minutos descendo uma íngreme estrada de terra estreita de volta a seu veículo, numa manhã recente. Ele tinha acabado de visitar uma igreja com telhado de palha, pela terceira vez desde que seus quase 30 membros se tornaram adventistas em setembro.
A tendência dos ministros aceitarem a fé adventista também é percebida ao redor do lago Sebu, cerca de 30 quilômetros de distância. Um dia antes, vários ministros recém-convertidos ao adventismo reuniram-se para um programa de formação ministerial numa igreja no bairro. Um desses ministros era Arvin Dulay, que estabelecera 62 congregações numa iniciativa de implantação de igrejas chamada 'One Way Outreach'.
Dulay, de 35 anos, disse que seus amigos ficaram surpresos quando ele se tornou adventista, perguntando "por quê?" Ele contou que declarou-lhes que viu mais verdades bíblicas na Igreja Adventista, depois de ter sido visitado por um missionário e estudado posteriormente a Bíblia com um membro leigo local. Cinco outros ministros se tornaram adventistas juntamente com ele, informou.
Elizar L. Abas, um ex-pastor batista, tornou-se adventista em agosto. Há 20 anos tinha lido os livros escritos pela co-fundadora da Igreja Adventista, Ellen White, sobre a vida familiar e saúde. Ele é um dos vários novos ministros adventistas servindo na província vizinha de Cotabato do Norte.
A igreja de Lambuling era uma congregação pentecostal até se tornar uma igreja adventista, por influência de seu ministro recém-convertido. A maioria das igrejas nas encostas rurais da região de T'boli tem paredes feitas de palha de bambu.
O presidente da Missão, Roger Caderma, implementou uma meta de pelo menos um batismo por mês para cada um dos 46 pastores que trabalham para a missão. Os maiores aumentos recentes em membros, porém, são o resultado de anos de trabalho feito anteriormente com membros de outras congregações, seguindo o seu ministro para a fé adventista. "É incrível, estamos batizando aqui por igreja, não apenas individualmente", festejou Caderma.
Os filhos de muitos membros novos podem em breve ter a oportunidade de frequentar o colégio adventista Matatum View, na cidade de Tupi. O colégio tem seu nome derivado de uma montanha vizinha, que se destaca acima de campos circundantes de abacaxi e de palmeira. Várias centenas de alunos de cinco tribos frequentam a escola, e quase metade recebe ajuda econômica significativa mediante um programa de trabalho/estudo.
Naquela noite de sexta-feira durante um culto de pôr-de-sol no santuário do campus, uma caloura de 14 anos de idade chamada Mariby, sentou-se numa cadeira na plataforma do santuário por detrás de um grupo de canto. Ela disse que esperava um dia formar-se em Contabilidade. Sentada ao lado dela, uma estudante de 16 anos chamada Ernie disse que queria se tornar engenheira de comunicações eletrônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário