domingo, 23 de outubro de 2016

ORGANIZANDO O SEU CLUBE DE DESBRAVADORES


Porque os desbravadores não vem á reunião?
O que faço quando tenho um desbravador insubordinado?
Como manter um programa atrativo?
essas e outras perguntas são muito comuns, e vamos tentar ajudar a responder num único post algumas dessas indagações. aqui estão algumas dicas que ajudam o clube a se organizar:

CÓDIGO DISCIPLINAR
O código disciplinar resolve quase 100% dos problemas com frequência e afins. ele deve ser feito em conjunto com todos os desbravadores, ponto por ponto e depois deve ser entregue uma cópia para cada novo membro. deixe que os próprios desbravadores determinem a disciplina, que não deve incluir castigo físico e etc... uma sugestão é:
primeira falta: advertência verbal do conselheiro
segunda falta: advertência verbal junto com o(a) associado(a) e advertência escrita para os pais assinarem
terceira falta: suspensão do clube.
Algumas coisas que não podem faltar no Código Disciplinar:

  • direitos e deveres dos desbravadores. eles mesmos podem opinar aqui. você descobrirá que eles são muito conscientes a respeito disso.
  • horário das reuniões
  • vestimenta para as reuniões(já deveria constar princípios de modéstia e decência, tais como cabelos cortados para os meninos e o não uso de jóias e adornos).
  • respeito á hierarquia do clube, desde o capitão até a líderes de outros clubes, pastores, regionais, coordenadores e etc...
  • o princípio da não violência
  • equipamentos da unidade e do clube(bandeirim, mastro, caderneta, maleta de primeiros socorros, bandeiras, instrumentos de fanfarra, etc...) e o cuidado com ele.
  • respeito mútuo e bom relacionamento com os colegas do clube, e o princípio da não violência, seja ela verbal ou física(brigas e palavrões).
  • comportamento em acampamentos e camporis com outros clubes.
  • cumprimento de requisitos das classes e especialidades
  • pagamento das cotas mensais conforme determinado
  • outra qualquer necessidade de especificar direitos e/ou deveres dos membros e diretoria.

daí você diz: se eu aplicar isso, não terei mais desbravadores. veja, o clube não deveria ser um lugar pros meninos irem quando querem ou pro diretor ficar implorando pela presença deles. um clube bem organizado é em geral bem frequentado e os meninos sentem orgulho de fazer parte. seguem algumas idéias pra turbinar o trabalho do clube:

CALENDÁRIO ANUAL
a sensação de ir a uma reunião e perceber que a diretoria não sabe o que fazer é muito desconfortável pra quem optou estar no clube mesmo com tantos atrativos no mundo. um calendário bem planejado permite divulgar as atividades com mais antecedência, realizar com maestria e previne problemas para o clube. todo planejamento anual deveria ter:

  • todas as datas de reunião do ano, especificadas antes do ano começar. o ideal é ter uma folga por mês, para que os desbravadores tenham tempo com as suas famílias.
  • calendário alinhado com o do distrito, região e campo.
  • cronograma de classes e especialidades anual (data, horário, tempo, instrutor, atividade, material a ser utilizado). 
  • 2 investiduras ao ano no mínimo. uma de classes regulares e outra de classes avançadas.
  • 2 acampamentos ao ano para cumprimento dos requisitos
  • participação de cultos regulares e atividades da igreja local, distrito, região e campo
  • participação da diretoria no programa de formação de liderança do campo
  • participação da liderança na convenção do ministério jovem do campo
  • participação nos cursos promovidos pelo distrito, região e campo
  • reuniões trimestrais com os pais
  • reuniões de acompanhamento e avaliação com a liderança
  • troca de capitães
  • recebimento de novos membros duas vezes ao ano, pra não atrapalhar as classes
  • caminhadas, bivaques, pernoites, de acordo com a necessidade das classes
  • visita a autoridades e órgãos competentes para cumprimento de requisitos com muita antecedência
  • tempo nas reuniões para o cantinho de classes e cantinho de unidade
  • participação das unidades nas reuniões com civismo, meditação e etc...
  • horário de reuniões definido com tempo de tolerância de no máximo 15 min para os atrasados
  • calendário de provas dos desbravadores, e calendário adaptado para não prejudicá-los em período de avaliações.
  • calendário de visitação dos conselheiros aos pais, e visita da diretoria em casos mais complicados.
  • visitas do distrital, regional e pastor distrital(ou qualquer autoridade)
  • organização da sede e materiais do clube(todos devem ajudar)
  • datas especiais e programas do clube na igreja(dia das mães, dos pais, natal, etc...)
esperamos que essas dicas ajudem, e você pode sugerir, criticar, acrescentar ou deixar o seu comentário porque este é um espaço democrático para o aprendizado. um forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário