Oi pessoal, tudo bem? decidi repetir essa meditação de 2010, dado o momento de preparação para o Campori e as batalhas que porventura vocês estejam enfrentando:
Geralmente ficamos de peito estufado quando recebemos um bom resultado em camporee, quando realizamos uma bonita investidura, quando ganhamos um concurso de ordem unida, quando um novo desbravador se batiza, enfim, quando colhemos os resultados de um trabalho bem feito. Talvez você já tenha desfrutado de momentos maravilhosos e únicos com seus desbravadores, como os citados acima, e sabe muito bem do que estamos falando.
O que vem depois das vitórias? Você foi bem sucedido, recebe um montão de elogios, abraços, tapinhas no ombro, sorrisos agradecidos, e até lágrimas de alegria. Tudo isso é muito importante, e faz parte do processo. Nunca consegui entender o que acontece quando tudo acaba, e chamam isso de “sindrome de liderança”. Já ouviu alguém dizer que “o líder é solitário”?
Leia os capítulos 18 e 19 de I Reis, e você verá um líder que sentiu exatamente isso. Ele aparece na Bíblia enfrentando um grande rei, e sendo sustentado e protegido por Deus. Não teria mais motivos para duvidar que, mediante o Seu poder, poderia vencer ainda muitos desafios. Foi capaz de convencer uma mulher a fazer-lhe um pão com os últimos recursos que tinha, e o que vem a seguir é mais espantoso ainda: enfrenta 450 profetas de Baal, sozinho, e depois manda que todos sejam mortos. Uma grande vitória com certeza, mas o que temos aqui? O grande líder fugindo e temendo a morte. Sentiu-se sozinho, e desejou até mesmo a morte para si.
É o que acontece. Talvez existam muitas pessoas ao seu redor, mas o líder sempre tem um pouco de solidão. É aquele sentimento de vitória, realização, misturado com a incerteza de dias futuros. Você trabalhou arduamente durante o ano, realizou grandes sonhos, viu planos saírem do papel e se transformarem em realidade. Talvez esteja se sentindo sozinho. Talvez esteja pensando em desistir, pois por mais que tenha feito o seu máximo, ainda há muito trabalho a fazer, e sempre haverá.
Deus mostrou a Elias que ele não estava sozinho, e que ainda estava no controle. Que ainda tinha grandes planos pra sua vida, e que, se houve vitória, foi porque Ele estava ao seu lado.
Você nunca está só, querido líder. Se conseguiu vencer até aqui é porque o Senhor esteve ao teu lado, e continuará a te guiar, amparar, proteger. Ele sempre tem planos pra tua vida, e ainda pode fazer grandes coisas por seu intermédio.
"Nunca te deixarei, jamais te abandonarei" Heb 13:5
Nenhum comentário:
Postar um comentário