sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Avaliações de Ordem Unida para Desbravadores


Temos observado em vários lugares avaliações de ordem unida que não satisfazem a expectativa, ora porque convidamos militares ou pessoas não habilitadas para a avaliação, ora porque os pontos são dados para coreografias ou até mesmo danças feitas nas apresentações. é raro um concurso em que não tenhamos um clube ou outro chateado discordando dos resultados.
As apresentações em que se utilizam movimentos decorados, aversos à filosofia de ordem unida que é de coletividade, excluem os desbravadores mais lentos e com problemas de coordenação, mais gordinhos, etc... por isso temos desbravadores que não gostam de ordem unida.
Para tentar minimizar os danos, precisamos de um padrão para as avaliações, sejam elas feitas em qualquer lugar, estado, campo. a banca avaliadora deve ser composta de preferência de profissionais da ordem unida(militares), e eles leriam as orientações antes da avaliação.
Sugerimos o seguinte:


A ordem unida é uma junção de 5 elementos básicos:
CADÊNCIA 
POSTURA
ALINHAMENTO 
UNIFORMIDADE
VOZ DE COMANDO
todos os movimentos e evoluções carecem destes requisitos, e permitem uma avaliação séria e imparcial. 

A cadência correta pode ser resumida a uma imagem:


Postura – detalhes simples como as mãos espalmadas, corpo ereto, atenção e execução aos comandos. o garbo militar é um diferencial na postura.
Alinhamento – em passo ordinário ou pé firme, manter o clube alinhado e perfilado. em geral a cadência ajuda a manter um padrão. 
Uniformidade – movimentos uniformes em toda a execução. em geral se consegue com muito treino e entrosamento do pelotão. o movimento dos braços e detalhes pequenos fazem toda a diferença pra impressionar os avaliadores.
Voz de Comando – firme, segundo os padrões do manual e com a última sílaba tônica. Evitar erros como passos em número par, um oitavo, em frente marche, etc... outro erro comum é o instrutor em posição incorreta ou caminhando enquanto comanda. 

bom pessoal, é isso. são sugestões pra melhorarmos as nossas avaliações de Ordem Unida. sua opinião é muito importante pra nós. tem algo a acrescentar? alguma dúvida? comenta aí que nós estamos aqui pra somar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário