quinta-feira, 27 de maio de 2010

Caminhando com Esperança - Leis Kasher - 27/05/10

Conclusões:
- As leis kasher são definidas em levítico 11 e deuteronômio 14, mas tem suas prescrições em toda a bíblia, inclusive no novo testamento.
- As regras são claras, e defendem a saúde humana em vários aspectos
- As leis kasher vão além de que carne comer ou não comer (Lev 6:17;7:26 e 27; 17:10, 12 e 14; Lev 19:26).
- Os animais citados existem até hoje, e são citados distintamente. A classificação foi feita por Deus, e Noé já sabia pois Deus deu ordens para que entrassem na arca 07 pares de animais limpos, e apenas 01 par de animais imundos (gên 7:2).
- As passagens utilizadas para falar da ingestão de alimentos permitida no novo testamento sempre está se referindo a animais limpos, e não imundos
entre tantas outras.
Segue abaixo uma pesquisa científica de muita ajuda:

Coma bem, Viva Melhor, Rex Russel.

O Dr. Rex (não sei qual sua religião), cita um estudo feito por David Match (M. D.), no qual ele avalia o nível de toxidade de carnes limpas e imundas que foram apresentadas a uma cultura em condições de laboratório, o que transcrevo a seguir:

O Outro lado -- As Carnes “Impuras”

O Senhor disse ao sacerdote Arão: “Para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo”. (Lv. 10:10)
A palavra hebraica chol traduz-se por “comum” e significa “compartilhado por todos”, profano, sacrílego, contaminado.
Embora tais expressões carreguem consigo o sentido de pureza ou impureza rituais, sagrado e profano também conotam o que é saudável ou prejudicial como alimento - em outras palavras, aqui o limpo e o imundo também são físicos. Portanto Deus não estava tentando reduzir a dieta de seu povo apenas por questões cerimoniais. Hoje os motivos de ordem física ainda existem, sugerindo que se preste atenção ao que Deus disse.
No princípio recomendamos comer do que foi criado comer como alimento e evitar tudo o mais. Esse “tudo o mais” é impuro.

A Ciência Apóia a Sabedoria de Deus

A sabedoria do plano divino no que diz respeito a carnes foi confirmada em boa parte por um estudo realizado em 1957 pelo Dr. David Match, da Universidade Johns Hopkins, no qual ele relatou os efeitos tóxicos da carne animal numa cultura de crescimento controlado. Uma substância seria classificada como tóxica se ela retardasse ou desacelerasse a taxa de crescimento da cultura para menos que 75%. O sangue de todos os animais testados pelo Dr. Match mostrou-se mais tóxico que a carne.
A tabela seguinte baseia-se no estudo do Dr. Match. Os resultados de sua pesquisa demonstram que quanto mais baixa a taxa de crescimento da cultura, mais tóxica é a carne. Observe que a carne dos animais e peixes que Deus nos deu por alimento é totalmente não tóxica, mas a dos animais proibidos é tóxica. (Os animais apresentados sem classificação por percentuais na tabela abaixo não foram estudados, mas sào incluídos aqui para dar uma abrangência maior à lista de carnes limpas e imundas).
Lembremos bem--Qualquer índice acima de 75% indica que a carne não é tóxica, é “limpa”.

QUADRÚPEDES

*Limpos... %* --

Fissípedes (de cascos fendidos) e ruminantes

vitelo (novilho)... 82
veado... 98
cabrito... 90
boi... 91
carneiro... 94


*Impuros... %*

urso preto... 59
camelo... 41
gato... 62
porquinho-da-índia... 46
cachorro... 62
raposa (prateada)... 58
urso pardo... 55
marmota... 53
hamster... 46
cavalo... 39
gambá... 53
coelho... 49
rato... 55
rinoceronte... 60
esquilo... 43
porco... 54


AVES E OUTROS ALADOS

*LIMPOS* ... %

ganso... 85
frango... 83
perdiz... 88
pato... 98
pombo... 93
codorniz... 89
cisne... 87
peru... 85

*IMUNDOS* ... %

morcego
cormorão
gralha... 46
águia
falcão
garça
íbis
milhafre
bacurau
águia-pescadora
avestruz
coruja... 62
pelicano
corvo
gavião-de-cauda-vermelha... 36
gavião-andorinha... 63
gaivota
cegonha
abutre

PEIXES (com escamas e barbatanas) ... %

perca preta... 80
piraúna preta... 105
pomátomo... 80
carpa ... 90
perca-de-canal... 80
caboz ... 91
bacalhau... 98
corvina-de-corso... 90
solha... 83
peixe-voador... 87
peixe-dourado... 88
eglefim ... 80
marlúcio... 98
hipoglosso... 82
arenque... 100
peixe-rei... 83
muge... 87
lúcio... 98
pamplo... 110
pargo... 80
truta-arco-íris... 81
perca-da-pedra... 100
salmão... 81
eperiano... 90
perca-do-mar... 103
sável... 100
cavala-espanhola... 98
pintado... 80
esturjão... 87
atum (barbatana azul)... 88
perca-branca... 81
pescada Marlonga da Carolina... 84
perca-amarela... 87


*Imundos ... %

(sem escamas e sem barbatanas)

peixe-gato... 48
marisco
caranguejo
enguia... 40
lagosta
polvo
ostras
baiacu-de-espinho... 60
baiacu... 51
raia-lixa... 59
vieira
tubarão (cação)... 62
camarão
lula
raia-pintada... 46
pacamão... 49

INSETOS... %

(ortópteros)

grilo
gafanhoto
locusta

INSETOS... %
(todos os demais)

Essa tabela pode nos auxiliar na identificação dos tipos de carne que devemos consumir. Também mostra que estamos ingerindo muitas substâncias tóxicas que não foram criadas para ser alimento.
A diferença entre os animais limpos e imundos parece estar relacionada com sua fonte primária de alimentação e com o sistema digestivo de cada um. De acordo com a Bíblia são imundos, isto é, impróprios para o consumo, os que se alimentam de tudo e qualquer coisa. Os animais qualificados como limpos, isto é, próprios para comer, se alimentam essencialmente de grãos e relva.
Esse exame da carne limpa e imunda revela ainda muito mais fatos, levando em conta a moderna tecnologia a serviço da análise toxicológica. Um Deus amoroso, empenhado na proteção de seu povo, confirma esse zelo mostrando-nos justamente que alimentos devemos ingerir. Em Levítico 11:43 temos uma pequena amostra de Sua vontade:

“Não vos façais abomináveis por nenhum enxame de criaturas, nem por elas vos contaminareis, para não serdes imundos”.

Observe na passagem seguinte alguns mamíferos cuja carne Deus proibiu o homem de comer:

“Destes, porém, não comereis: dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas: o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; este vos será imundo; o arganaz, porque rumina, mas nào tem as unhas fendidas; este vos será imundo; a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esta vos será imunda. Também o porco, porque tem unhas fendidas e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo; da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver. estes vos serão imundos”. (Lv 11:4-8).

Notemos que a impureza não se restringe aos carniceiros. O cavalo e o coelho, por exemplo, são imundos por não serem fissípedes, isto é, não têm os cascos ou as patas fendidas. Embora em alguns países sejam ambos considerados boa iguaria, já ficou comprovado através de estudos que a carne de cavalo é quase sempre infestada de vírus e parasitas. Já o coelho, embora pareça limpo, é um agente causador da tularemia, doença bacteriana que o homem contrai de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário