quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Tradições do Clube/Unidades



oi pessoal.
estamos inaugurando uma nova fase do nosso blog, em que vamos compartilhar com vocês experiências, idéias, insights sobre o Ministério Jovem e o que mais Deus nos permitir!

já parou pra pensar no monte de coisas que o mundo hoje oferece á juventude?
na época em que o Clube de Desbravadores surgiu, foi uma opção maravilhosa porque a maioria dos jovens apenas lia a bíblia e ia á igreja como opção de vida. eles nunca imaginariam um play station, wi fi de alta velocidade, selfies, snapchat e tantas outras coisas...
bom, o que estou dizendo com isso é que está cada vez mais difícil pra garotada ir á reunião e se concentrar nas reuniões e atividades. diante disso, as tradições preenchem uma lacuna que até mesmo a pós-modernidade não pode dar aos juvenis: o sentimento de ser aceito, de fazer parte de algo. isso mesmo! essa semana um garoto se suicidou ao se sufocar, só pra se sentir aceito. pra mim não faz o menor sentido, mas tem sido assim pra milhares de juvenis.
o que estamos sugerindo? que resgatemos as tradições que fazem os juvenis sonharem, se sentirem aceitos e importantes na estrutura do clube. a seguir algumas sugestões:

Unidades
- cada unidade precisa ter identidade própria com nome, grito de guerra, símbolo, verso bíblico, Quartel general, cor, e etc...
- o nome da unidade precisa estar em acordo com o nome do clube, e não pode mudar todo ano, precisa ser mantido junto com as suas tradições.
- podem haver pré-requisitos para a entrada do aspirante na unidade, tais como especialidades, atividades e etc... no objetivo de promover a união, integração e não competição ou preconceito.
- podem ter celebrações da unidade. anuais, mensais, reuniões semanais no Quartel General, cerimônia pra receber o novo membro, símbolos e linguagem própria da unidade.
- muitas coisas podem ser padronizadas: garrafas d'água, cabos solteiros, comida preferida da unidade, e o que mais a criatividade permitir.
- cada membro da unidade deve receber um cargo e exercer sua liderança e dons.
- o capitão permanece por 3 meses pra dar a outros a oportunidade de liderar.

Clubes
- um código disciplinar forte e um livro de tradições pode dar a um clube bem mais que um programa semanal, mas criar laços importantes.
- regras tais como não usar jóias, cabelos cortados para os meninos e outras mais têm mais sentido quando as regras são esclarecidas no momento da entrada do juvenil.
- os aniversários, acampamentos, caminhadas e programações do clube são oportunidades para promover as tradições
- o uniforme c, lenços comemorativos, condecorações, ajudam a conservar firme a a amizade e o sentimento de pertencer.
- o clube que não tem uma sede própria deveria lutar por isso. é ali que o clube guarda suas memórias, histórias e sua identidade.
- tudo precisa ser registrado: cinzas de fogo do conselho, trunfos, álbuns de fotos, arquivo digital, bandeira e etc...
- detalhes que fortaleçam as tradições do clube serão sempre bem vindos. use a criatividade!
- lembre-se que não há muito o que inventar quando se trata do programa. um clube forte é um clube que trabalha com classes e especialidades!

valeu pessoal, espero que essas idéias tenham somado e você pode acrescentar, perguntar, refutar, fique á vontade, o blog é nosso!

forte abraço!

2 comentários:

  1. As tradições nos clubes forma laços e estes não devem ser deixados em segundo plano.

    Manter o foco na missão faz toda a diferença!

    Gostei do Post!

    ResponderExcluir
  2. Excelente...gostei muito, vou trabalhar para sedimentar estes conceitos no clube, obrigado.

    Paulo - Diretor - Clube Radar - 1• Região - ANPA

    ResponderExcluir