quarta-feira, 22 de abril de 2015

VIVA COM ESPERANÇA - Sermão para adolescentes do projeto 10h de jejum da UNB 2015


O capítulo 1 do livro de Daniel narra o momento em que Nabucodonozor sitia Jerusalém e de lá traz os utensílios da casa do Senhor, como consequência da desobediência do povo de Deus.
Nele encontramos príncipes de Judá sendo levados cativos a Babilônia. Foi uma mudança radical, veja:
         Estavam longe de casa
         Mudaram seus nomes
         Mudaram de escola
         Mas não conseguiram mudar seus hábitos.
Eles estavam em comunhão: os rituais judaicos proporcionavam uma educação rígida voltada para adoração diária e sistemática. Proporcionaram aos jovens o hábito de buscar ao Senhor pelo menos 3 vezes ao dia.
Eles estavam em Relacionamento: aqueles jovens eram de linhagem nobre, mas de um espírito manso e humilde, a ponto de convencerem o chefe dos eunucos a oferecer-lhes uma alimentação diferente dos outros.
Eles estavam envolvidos na Missão: ao testemunharem do Deus eterno, sua influência alcançou até mesmo o rei da Babilonia, que proclamou que Ele era o único Deus, digno de adoração. Os anais da história mostram que as religiões surgidas naquela época sofreram fortes influências da religião judaica, inclusive sobre a guarda do sábado.
É exatamente sobre estes hábitos que queremos falar.  Veja Daniel 1:8 diz o seguinte:
Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, ele pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.
Você conhece o fim dessa história, e sabe que Daniel e seus amigos foram considerados após dez dias mais bonitos e robustos que os outros rapazes! Parece até uma fórmula mágica ou algum tipo de mutação genética, mas não é!
Os hábitos daqueles jovens não foram  formados de um dia para o outro, eles eram frutos de uma vida. Os judeus tinham sérias prescrições alimentares que aprendiam desde cedo. Elas incluíam não comer carnes imundas, lavar bem as mãos antes de comer e muito mais. Foi exatamente esse estilo de vida, hábitos regulares orientados por Deus que os privilegiou no momento em que mais precisavam!
Os tempos se passaram, e hoje novamente estamos cativos como aqueles jovens, não em Babilônia literal, mas já parou pra pensar na escravidão passiva em que estão jovens e adolescentes em todo o mundo?
Nas vestimentas, nos costumes, e também na alimentação, estão sendo dirigidos pelo príncipe deste mundo. E todo hábito tem suas consequências!
Há pesquisas que indicam que o uso de mídias têm sensualizado a nossa juventude, aumentando os casos de gravidez precoce, enquanto as roupas diminuem cada vez mais.
Já há jovens adventistas com crenças antibíblicas e argumentos de teorias mundanas, por causa dos programas de televisão que assistem sites que acessam e livros que leem.
No caso da alimentação não é diferente. Nós somos aquilo que comemos! Os fast foods e alimentos industrializados que são consumidos hoje têm levado a números cada vez mais alarmantes de jovens, adolescentes e crianças vítimas de doenças causadas pela má alimentação. A mais preocupante: obesidade infantil. Os dados não mentem, só no Brasil temos 56% dos bebês brasileiros com menos de um ano de idade tomando refrigerantes. Um terço das crianças brasileiras está acima do peso ou obesa: 33% têm obesidade, sendo que quatro de cada cinco delas deverão manter-se nessa condição até o fim da vida. Os dados são do documentário dirigido por Estella Renner, lançado em 2012.
E pasmem! Podemos estar falando para alguma família que está enfrentando esse problema! Cada vez mais aversos às frutas e verduras e afeiçoados às guloseimas e comidas rápidas, nossos jovens estão chegando a níveis cada vez mais alarmantes!
O príncipe deste mundo não precisou levar nossos jovens pra longe, distante de casa, nós mesmos estamos servindo em nossos lares os banquetes de Babilônia!
Queridos pais, a escolha é nossa: queremos filhos frágeis e débeis ou lindos e fortes?
Queremos servir-lhes o alimento designado por Deus ou deixar que se banqueteiem com a ração do rei de Babilônia?
Os adolescentes sabem o que querem, nós precisamos saber o que eles precisam!
Vai demandar tempo, esforço, oração, sacrifício. Mas valerá a pena reeducar a alimentação dos seus filhos. Lembrem-se: um dia nossos filhos terão suas próprias vidas, e farão suas escolhas.
Querido adolescente.
O que é mais gostoso? Uma maçã ou um hambúrguer do McDonalds?
E entre os dois, qual é o alimento designado por Deus pra você?

Deus quer que você tenha saúde pra ser um poderoso instrumento em Suas mãos. Ao pregar e viver a saúde, você estará Vivendo e Compartilhando a Esperança! Comece agora a cultivar bons hábitos, começando por uma boa alimentação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário