segunda-feira, 24 de outubro de 2016

DNA.COM - Turbinando o Ministério Jovem


oi, pessoal. hoje vamos falar um pouquinho do Ministério Jovem. está cada vez mais difícil mobilizar a juventude, envolver no trabalho e comprometer com as coisas de Deus, não é verdade?
bom... unindo o útil ao agradável a União Norte Brasileira transformou o que antes era uma grande ação de um dia no mês num projeto que com certeza ajudará bastante no trabalho junto ao Ministério Jovem.
DNA significa Dia do Norte em Ação, isso vocês já sabiam. as outras 3 letras significam Comunhão, Oração e Missão. como vai funcionar esse projeto? focado em 4 áreas:


JPEG - significa Jovens em Pequenos Grupos. é um pequeno grupo mais focado no relacionamento e no cuidado do líder com os seus liderados. requer cuidado na implantação para render muitos frutos:

1. converse com o seu pastor a respeito e peça apoio ao projeto.
2. escolha pessoas que sejam formadoras de opinião e influenciadoras. no máximo 12.
3. escolham um líder pro protótipo e um associado.
4. definam local onde serão as reuniões e a data de inauguração dos JPEG`s da sua igreja.
5. providenciem lanche para as reuniões.
6. cada lição tem uma tarefa que deverá ser cumprida e levada a sério para o sucesso da sua juventude.
7. no final da primeira série de lições, deve ser realizado um retiro espiritual com essa liderança, preparando para multiplicar os JPEG`s.

AÇÃO SOCIAL - uma vez por mês, como já predeterminado, a juventude vai á comunidade para fazer ações de impacto e relevância. além disso serão motivados a criar projetos fixos de auxílio.

ESCOLA SABATINA - a escola sabatina jovem passa a se chamar Classe DNA.COM
o espaço para as reuniões precisa ser uma sala separada, sempre que possível, para que se crie um ambiente propício. nada de cadeiras ou formalidades. almofadas, puffs e tapetes são bem vindos. o ambiente será personalizado com a marca DNA.COM  e haverá constante divulgação dos espaços já estabelecidos. o louvor precisa ser informal, quem sabe com um violão ou uma bandinha da igreja, ou convidando amigos pra tocar. a discussão da lição e todos os momentos precisam ser feitos sem muita cerimônia, bem no estilo jovem.

CULTO JOVEM - a cada mês haverá o desafio do Culto Jovem. seguindo o padrão atual um tema será proposto e cada Ministério Jovem cria o seu programa, ornamentação e etc....

tudo isso estará no aplicativo DNA.COM e poderá ser acompanhado pelos jovens e divulgado por fotos, interação ao vivo, e etc...

não é uma fórmula definitiva ou a solução pra todas as igrejas alcançarem as novas gerações, mas essa iniciativa com certeza vem para somar e ajudar nossos jovens. lembre-se:
  • os jovens anseiam por uma experiência real com Deus
  • eles querem fazer algo relevante, usar seus dons e talentos.
  • a amizade ainda é a melhor forma de mobilizá-los e ajudá-los
  • a melhor fórmula para atraí-los é convidar alguém que seja amigo e respeitado por eles, e abrir a bíblia. a bíblia continua sendo relevante e importante na vida deles.
  • uma vida coerente dará aos jovens um motivo pra acreditar na sua liderança.
e é isso, pessoal. vamos trabalhar pela nossa juventude que Deus tem muitas coisas pra fazer em nosso meio. se desejar comentar, acrescentar, criticar, este é um espaço democrático para o nosso crescimento. forte abraço!

Um comentário: