quinta-feira, 4 de março de 2010

PARA LIDERANÇA DE DESBRAVADORES - O LEGADO

Há alguns anos, em um curso de liderança, o instrutor fez uma indagação que me levou a repensar a minha forma de ver a liderança. Eu era um instrutor com pouca experiência, sedento pelo aprendizado, e aquilo teve um profundo impacto em minha mente. Ele começou mais ou menos assim:

- Quem é você daqui há 10 anos? O que terá feito? Como as pessoas lembrarão de você? Elas lembrarão? Se sim, o que você deixou pra trás que as faça lembrar de você?

Ele fez uma explanação sobre a importância de liderar fazendo discípulos que continuassem o trabalho, ou ele seria em vão.

Foi assim que Robert Goizueta liderou. Empresas que perdem o seu presidente muitas vezes enfrentam o caos, especialmente se a sua partida é inesperada. No caso da Coca-Cola foi diferente. Ele faleceu repentinamente, em 1997. Foi um líder incrível, representou um crescimento significativo para aquela empresa, mas talvez o seu maior feito tenha sido criar um legado. Organizou a empresa para alcançar grandes coisas sem ele. Certa vez declarou: “Liderança é uma das coisas que você não pode delegar; ou você exerce, ou abdica dela”.

Há necessidade de repensar a liderança hoje. Quais serão os frutos do meu trabalho daqui há alguns anos da forma como estou trabalhando? Líderes insubstituíveis não criam legado. Eles sabem tudo, fazem tudo, e no fim, a organização não consegue se manter sem eles.

Jesus foi o maior exemplo de liderança que já existiu. Ele treinou muito bem seus liderados para que continuassem o trabalho, e fizessem até mais do que Ele próprio fez em vida. Tudo dependia do trabalho que faria com aqueles doze homens. Segundo Maxwell, “Um legado é um sonho que muda não apenas a sua vida, mas as vidas de todas as pessoas ligadas a ele.

Lembre-se:

· Mais importante que deixar uma herança é deixar um legado

· Os legados não são deixados acidentalmente

· Deposite seu legado nas pessoas

· O legado é o trabalho mais pesado e a alegria mais profunda de um líder.

Quando seus anos mais produtivos como líder forem passado, será tarde demais para começar a pensar sobre deixar um legado. A hora de começar a construir seu legado é agora, enquanto você tem alguma coisa a dar e alguém a dar.

Leia Jo 14:12, 15:9-12, Lc 5:1-11 e Mt 28:16-20.

Comece hoje mesmo a construir o seu legado. Liste aquilo que está disposto a abandonar pelo seu legado, planeje como fará para iniciar o processo, anote o nome daqueles que pretende desenvolver, e os objetivos que tem para cada um, e descreva como, quando e para quem passará o bastão.

Quem é você daqui há 10 anos? A resposta depende de você. Deus te abençoe e te encha de sabedoria!!!

Adaptado de “As 21 irrefutáveis Leis da Liderança” e “21 Minutos de Poder na Vida de um Líder”, de John Maxwell.

Um comentário:

  1. Essa enquete otima pois precisamos lideres como esses para e tbm temos que ser lideres assim...

    que Deus abençoe vcs...

    ResponderExcluir