terça-feira, 20 de setembro de 2011

SAMUEL, UM EXEMPLO PARA A POSTERIDADE

Samuel significa literalmente: "Seu nome é Deus", ou, "Nome de Deus". Seu significado contextual significa: "Pedido de Deus" ou "do Senhor o pedí".

Três pontos de destaque para nossa meditação:

1. SITUAÇÃO ATUAL CAÓTICA
- Samuel vive o momento histórico da transição entre a Liga Tribal e a Monarquia. Recebe a revelação num tempo em que a Palavra do Senhor era rara e as visões eram escassas. Palavra e visão eram os meios primordiais do Senhor falar ao povo.


2. OUVINDO A VOZ DE DEUS EM TEMPO DE TREVAS
- “Naquele tempo não havia rei em Israel, e cada um fazia o que era certo aos seus próprios olhos” (Jz 21.25)
- “acomodação e conivência às circunstâncias” (1Sm 2.27-29)
- “corrupção moral e religiosa” (1Sm 2.12-17; 22)

3. UM HOMEM FAZ A DIFERENÇA
- Samuel era homem de compromisso profundo e não de superficialidades. Com ele raiou um novo tempo em Israel.

- "Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis" Bertold Brecht

- “Construir fábricas é fácil, fazer hospitais e escolas é possível, mas formar uma nação de homens é tarefa longa e árdua.” Gamal Abdel Nasser

A situação atual é muito similar aos dias de Samuel. mesmo assim, ele continua a nos chamar pelo nome. Deus quer levantar homens e mulheres que remem na contramão do mundo. ouça agora mesmo o Senhor chamar-te pelo nome e responda: eis-me aqui, Senhor. envia-me a mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário