quinta-feira, 17 de novembro de 2016

PRECISA-SE DE HOMENS



A algum tempo atrás li um livro chamado O Plantador de Igrejas, de Darrin Patrick. Nele o autor expõe sua teoria do porque as igrejas americanas estão fechando e dando lugar a bares e outras coisas ou virando museus: a falta de homens de Deus. os homens deixam de lado o seu papel e perdem o poder de influenciar as novas gerações, e as famílias perdem seus referenciais. Segundo ele a crise atual é de referenciais. homens que sejam amáveis com suas esposas e famílias, que sejam confiáveis e principalmente, homens de verdade e de oração. Esta manhã a preocupação voltou á minha mente e eu queria recomendar esse excelente artigo que compartilharam na minha timeline:

https://pamplonapedro.wordpress.com/2016/11/16/a-meninizacao-e-feminilizacao-do-jovem-cristao/

um bom dia e que o Senhor o abençoe.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

ESTUDO AFIRMA QUE 4 DIAS NA NATUREZA SEM TECNOLOGIA AUMENTA A CRIATIVIDADE



a pesquisa é muito interessante e eu quero aproveitar pra divulgar a página da Guepardo pra vocês, indispensável pra quem gosta de acampar, trekking e outros esportes radicais. é uma empresa que tem crescido bastante no país e tem um relacionamento diferenciado com o cliente. o blog está cheio de coisas interessantes.

Tags: acampar, beneficios, criatividade, natureza

Psicólogos de duas universidades norte-americanas concluíram que passar quatro dias imerso na natureza e sem contacto com equipamentos eletrónicos aumenta a capacidade criativa e de resolução de problemas em 50%.

“Isto mostra que a interação com a natureza tem benefícios reais e mensuráveis para a resolução criativa de problemas que ainda não tinham sido demonstrados”, disse um dos autores do estudo, David Strayer, professor de psicologia na Universidade do Utah.


Para o investigador, estes resultados provam que “enterrar-se em frente a um computador 24 horas por dia, sete dias por semana, tem custos que podem ser remediados com um passeio na natureza”.

O estudo de Strayer e dos cientistas Ruth Ann Atchley e Paul Atchley da Universidade do Kansas é publicado na revista científica PLOS ONE, da Public Library of Science, e resulta de uma experiência realizada com 56 pessoas, 30 homens e 26 mulheres, com uma média de 28 anos.

Os participantes estiveram, durante quatro a seis dias, em passeios na natureza nos estados do Alasca, Colorado, Maine e Washington, nos quais não era permitida a utilização de aparelhos eletrónicos.

Dos 56, 24 fizeram um teste de criatividade com dez perguntas antes de iniciarem o passeio e os outros 32 realizaram o mesmo teste na manhã do quarto dia de passeio.

Os resultados foram claros: as pessoas que já estavam há quatro dias na natureza tiveram uma média de 6,08 perguntas certas, enquanto os outros tiveram apenas 4,14.

“Demonstrámos que quatro dias de imersão na natureza, e o correspondente desligamento da tecnologia, aumenta o desempenho em tarefas criativas e de resolução de problemas em 50%”, concluíram os investigadores, sem esclarecer se o efeito se deve à natureza, à ausência de tecnologia ou à combinação de ambos os fatores.

Os investigadores recordaram estudos anteriores segundo os quais as crianças passam hoje apenas 15 a 25 minutes por dia em atividades de exterior e desportivas, que as atividades recreativas na natureza têm estado em declínio há 30 anos e que, em média, as crianças dos oito aos 18 anos passam mais de 7,5 horas por dia a usar o computador, a televisão ou o telemóvel.

“Há séculos que os escritores falam da importância de interagir com a natureza (…), mas não sabíamos bem, cientificamente, quais os benefícios”, disse Strayer.

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net

terça-feira, 1 de novembro de 2016

KITS DE INSTRUÇÃO




Que tal preparar material didático para os seus desbravadores absorverem melhor as instruções?
Os juvenis vão gostar bastante, e se o clube tiver os kits em sua sede, eles serão sempre utilizados, facilitando o planejamento de aulas. são materiais simples e de fácil aquisição.
A idéia vi pela primeira vez com o líder Vandocy, em São Luis-MA em 1998, e o seu clube tinha um aprendizado diferenciado. a idéia é boa pra criar também um carrossel de instruções. algumas sugestões de kits vamos colocar aqui, mas você pode criar os seus pensando nas aulas e necessidades do seu clube:

1º AMBIENTE
ABRIGOS NATURAIS

Materiais: abrigos prontos, ferramentas cortantes, palha, cipós, sisal, e madeira á disposição.
Instrução: utilidade, composição e confecção de abrigos naturais, tipos de abrigos e alternativas.
Abrigos: rabo-de jacu, rabo-de-mutum, caboclo do mato, simples, uma água, duas águas, ...
2º AMBIENTE
SEGMENTOS DE PISTA

Materiais: gravetos, pedras, folhas, madeira, papel e caneta.
Instrução: utilidade, confecção, regras, pista.
3º AMBIENTE
FOGOS

Materiais: madeira, gravetos, isca, combustíveis naturais e artificiais.
Instrução: precauções, regras, tipos e utilidades.

4º AMBIENTE
COZINHA E FOGUEIRA AO AR LIVRE

Materiais: trigo, sal, laranja, maçã, mandioca, banana, papel alumínio, açúcar.
Instrução: regras e modo de preparo

5º AMBIENTE
AMARRAS

Materiais: barbantes, madeiras roliças e pioneirias.
Instrução: confecção e utilidade das amarras básicas.

6º AMBIENTE
NÓS

Materiais: quadro de nós, cordão de isolamento, barbantes de 1 m cada.
Instrução: confecção e utilidade de nós básicos

7º AMBIENTE
OBJETOS CORTANTES

Materiais: ferramentas de corte
Instrução: regras e precauções no uso de objetos cortantes.

8º AMBIENTE
BANDEIRIM

Materiais: bastões pra instrução, cordão de isolamento
Instrução: manuseio do bandeirim.

9º AMBIENTE
KITS

Materiais: mochila, sacolas e kits
Instrução: montagem e uso de kits

10º AMBIENTE
PURIFICAÇÃO DA ÁGUA

Materiais: garrafas 2l descartáveis, algodão, carvão, pedras lavadas, areia e produtos de purificação.
Instrução: obtenção e purificação da água.


mãos á obra, tenha um dia abençoado!